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5 Perguntas e Respostas Sobre o Beacon

Data: 04/10/2022
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Já imaginou ter um dispositivo que é capaz de localizar com precisão por qual gôndola seu cliente caminha dentro da loja e até mesmo poder enviar para ele ofertas altamente personalizada com base no seu histórico com a marca e, claro, na sua movimentação no ponto de venda? Essa é a ideia do Beacon!

Se você ainda não ouviu falar sobre eles, não se preocupe. Nesse post você vai poder conhecer mais sobre essa tecnologia do beacon.

1. O que é o Beacon?

Os Beacons são aparelhos que emitem um sinal de rádio através da tecnologia bluetooth low energy (BLE), conhecida também como bluetooth 4.0. Esses sinais podem ser captados por aplicativos de smartphones e tablets, e podem ser interpretados como gatilhos para uma determinada ação em um aplicativo.

Para facilitar o entendimento é como se os Beacons fossem GPS para ambientes fechados, contudo, eles não conseguem detectar a localização geográfica. Eles conseguem dizer se o dispositivo está perto ou longe do local instalado.

 2. Como o Beacon funciona?

Os Beacons usam o Bluetooth Low Energy para detectarem a proximidade de outros dispositivos e transmitirem um número identificador único que é então recebido pelo sistema operacional do dispositivo com o qual ele está se comunicando, basta o usuário estar com o Wi-Fi conectado no local.

Outra forma é o cliente ter o aplicativo da loja instalado em seu aparelho celular, com um Bluetooth ligado. O aplicativo necessariamente não precisa estar rodando, mas automaticamente irá criar um histórico do cliente na loja.

3. Beacon é a mesma coisa que um GPS?

O GPS é um aparelho que realiza a localização de usuários em ambientes abertos e é muito útil no trânsito. Os Beacons têm outro objetivo. O sinal emitido por eles somente têm a capacidade de localizar usuários em ambientes fechados.

Embora a forma de mapeamento seja semelhante, tanto os sinais emitidos quanto o que se pode obter por meio das duas tecnologias é bem diferente.

4. Como posso usar o Beacon?

Como permite que você saiba a exata localização do seu cliente no ambiente da sua empresa, a ação mais comum permitida pelo sistema é uma comunicação direta.

Isso significa que, se você quer fazer uma oferta especial em um determinado momento, pode programar o Beacon para enviar uma mensagem direta para o cliente no momento em que ele passar por um produto que você tenha escolhido para promover.

Quer um exemplo? Imagine um supermercado, com inúmeros produtos espalhados pelo saguão. Assim que o cliente passa pela gôndola de um artigo pré-determinado, pode receber uma mensagem com um lembrete ou uma promoção especial.

Além disso, há ainda a questão da pesquisa dos hábitos de consumo, por meio do Data Science. Como os Beacons mapeiam todos os movimentos dos clientes no ambiente, é possível traçar um mapa de fluxo com a ajuda do Geoanalytics e, com isso, saber quais produtos chamam mais a atenção do cliente, quanto tempo ele passa em cada local e qual é o seu padrão de movimentação no interior do estabelecimento.

5. O cliente precisa ter algum aplicativo instalado em seu Smartphone?

Depende. Por exemplo, se a intenção é mensurar o fluxo comportamental do cliente, a empresa pode fornecer Wi-Fi para um consumidor para fins de navegação dentro do seu local e usar beacons para identificar interações baseadas em seu comportamento. Em um shopping que tem a tecnologia beacon, por exemplo, identificar quais corredores e estabelecimentos um cliente está, pode interferir diretamente no aluguel, pois entende-se que aquele local é interessante para o público. Ou então colocar quiosques estratégicos para fazer com que o fluxo no shopping seja igualmente dividido.

Caso o estabelecimento deseja que haja interações com o cliente como receber promoções personalizadas de acordo com o perfil deles, nesse caso, será necessário desenvolver o seu próprio aplicativo para aperfeiçoar a utilização do beacon. Além disso, é provável que o usuário precise estar com o Bluetooth acionado.

Os beacons são uma tecnologia interessante e que alinhada à uma plataforma de BI poderá trazer insights interessantes para seu negócio. A Farol Tecnologia NÃO comercializa os dispositivos beacons, trabalhamos com análise de dados e este conteúdo tem a intenção de informar como extrair poderosos dados para seu negócio.

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