5 formas de otimizar o tempo da equipe comercial

As vendas são a alma de qualquer empresa. E para conseguir aumentar os resultados, é preciso, além de vendedores qualificados, otimizar o tempo da equipe comercial.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Havard Business Review, empresas que possuem boas práticas comerciais faturam e lucram mais. Entre as práticas estudadas, está a utilização de ferramentas de gestão de clientes (CRM). Essa tecnologia gera informações importantes sobre os consumidores, facilitando (e otimizando) o trabalho do time de vendas.

O investimento em tecnologia e em estratégias é essencial para aumentar as vendas de sua empresa. E para ajudá-lo a aumentar os resultados, apresentamos 5 formas práticas de otimizar o tempo de sua equipe comercial. Confira a seguir!

1. Ofereça qualificação e treinamento para sua equipe

No caso da implementação de novas ferramentas, será essencial contar com vendedores que estejam familiarizados com essas tecnologias.

Na maioria das vezes, é mais barato investir em capacitação do que contratar um novo colaborador. No caso da implementação de um CRM, ofereça treinamento para todos os funcionários entenderem plenamente a ferramenta que será utilizada.

2. Defina metas e objetivos

É importante definir metas e objetivos para estabelecer um caminho de vendas para sua empresa.

Para isso, é importante analisar o mercado, levando em consideração o índice de vendas de sua empresa e os investimentos necessários para realizá-las. Mensure a capacidade de vendas de sua equipe para definir metas realistas e objetivos possíveis de serem alcançados.

Com uma ferramenta de BI (Business Intelligence) é possível analisar a performance da equipe, comparando o desempenho atual com o do mês anterior. Você poderá utilizar a ferramenta para realizar análises diárias, semanais, mensais e anuais.

3. Invista em Inbound Marketing

O conceito de Inbound Marketing é atrair o potencial cliente por meio de conteúdos ricos, seja por meio de um blog ou das redes sociais, e conduzi-lo ao funil de vendas da empresa. Com essa estratégia, é possível qualificar melhor os leads, preparando-os para uma abordagem mais acertada por parte da equipe comercial.

A ideia dessa estratégia é gerar conteúdo para, além de atrair o público-alvo, sanar todas as dúvidas daquele cliente em relação a um produto ou serviço. Nesse processo, é possível capturar informações importantes que serão essenciais para transformar aquele lead em cliente.

4. Tenha os melhores recursos para trabalho

Como abordamos no início do texto, contar com as melhores ferramentas e tecnologias é essencial para melhorar o desempenho de sua equipe comercial.

Com os recursos certos, os seus vendedores poderão trabalhar de maneira mais otimizada com as informações que recebem dos potenciais clientes, aumentando a quantidade de leads qualificados e, consequentemente, de vendas realizadas.

5. Utilize indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são indicativos que dizem, em números, como estão as vendas e os resultados de sua equipe comercial. A importância dessas informações é que através delas é possível saber onde se está acertando e onde está precisando melhorar.

Alguns indicadores que podem ser utilizados como base para analisar o time e aumentar as vendas são: ticket médio, novos clientes, taxa de conversão e a taxa de follow up. Através de uma plataforma de Business Intelligence é possível analisar as informações da empresa por meio dos indicativos de desempenho. Assim, será possível ver exatamente onde se deve melhorar para otimizar os resultados em vendas.

Manter-se sempre atualizado quanto às melhores práticas comerciais, ferramentas e estratégias é uma excelente forma de se manter competitivo no mercado. Otimizar o tempo da equipe comercial será essencial para trazer mais resultados ao seu negócio!

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