Farol BI Qlik Data Analytics Business Intelligence

5 vantagens do Business Intelligence para as microempresas

Data: 19/07/2023
5/5
vantagens do business intelligence
vantagens do business intelligence

Há algum tempo, as microempresas têm aprendido a trabalhar e desfrutar das vantagens do Business Intelligence. O conceito já esteve mais ligado às grandes corporações, capazes de investir recursos em tecnologia para a inteligência de negócios.

Mas a democratização cada vez maior de aplicativos e ferramentas tornou o Business Intelligence não só acessível como também obrigatório para empresas de qualquer porte.

Veja, abaixo, 5 vantagens que as microempresas podem obter ao adotar os processos de Business Intelligence:

1. Lidar com erros que não eram percebidos

Os processos organizacionais precisam ser revistos constantemente, não somente para que você evite erros como também para que sua empresa esteja sempre acompanhando as melhores práticas do mercado.

Mas, mesmo com revisões periódicas, erros podem acontecer ocasionalmente. O Business Intelligence possibilita que você tenha mais informações para trabalhar e possa se antecipar a eventuais problemas que venham a ocorrer durante os processos. São situações que nem sempre podiam ser percebidas, devido a rotina pesada de trabalho.

2. Antecipar decisões

A informação é a melhor arma para a tomada de decisões. Quanto mais dados você tiver à mão, mais assertivo conseguirá ser no direcionamento estratégico da empresa.

O Business Intelligence trabalha com a análise de dados internos e externos, permitindo que você se antecipe a situações futuras que podem ser previstas por meio de informações privilegiadas. Assim sua empresa estará sempre no caminho certo.

3. Aumentar a satisfação dos clientes

A melhor forma de manter clientes satisfeitos é acompanhando a experiência deles desde o primeiro contato com você.

Por meio da mineração de dados obtidos nos processos de venda e pós-venda, você poderá controlar todos os passos do cliente antes, durante e após a aquisição do seu produto, adotando ações preventivas e programando ofertas futuras de acordo com o perfil de cada um.

4. Ter melhor controle sobre o ROI

Uma das dificuldades em se investir, principalmente em ações de marketing, é a falta de controle sobre o ROI (Retorno sobre o Investimento).

É muito difícil saber qual o percentual de retorno obtido em cada ação realizada.

Porém, o Business Intelligence, por meio do monitoramento de dados de mercado, consegue demonstrar quais foram as ações que trouxeram melhores resultados e que podem ser potencialmente exploradas no futuro, com mais investimentos.

5. Acompanhar o planejamento em tempo real

Acompanhar o planejamento estratégico é fundamental para que a empresa se mantenha sempre no rumo desejado por você e por seus parceiros. Mas, sem dados e informações, fica muito difícil saber se tudo está ocorrendo da forma como foi programado.

Uma das vantagens do Business Intelligence é a obtenção de informações estratégicas que podem auxiliar os gestores no acompanhamento do desempenho da empresa, possibilitando mudanças de rumo ou mesmo a manutenção de estratégicas que vêm proporcionando êxito.

E aí, você está convencido da importância e das vantagens do Business Intelligence? Mesmo que sua empresa seja de menor porte, as informações proporcionadas pelo conceito podem ser de grande valia para o posicionamento estratégico.

Quer esclarecer alguma dúvida? Entre em contato gratuitamente com o nosso consultor!

 

Veja também
Inscreva-se em nossa newsletter
Crie, treine e implemente modelos de Machine Learning. Ganhe produtividade em sua equipe!