Todos os dias, milhares de dados são gerados por clientes no mundo inteiro. E você já parou para pensar em como transformar essas informações em negócios? Um dos grandes diferenciais do Business Intelligence está na correta monetização de dados.
Não existe segredo para se entender o que é monetizar os dados coletados. Trata-se de transformar as milhares de informações geradas interna e externamente, em negócios produtivos para a organização. Esse é um dos principais pilares do BI e as empresas que não abrirem os olhos para as novas tecnologias, ficarão para trás no mercado.
Mas como monetizar dados? Antes de mais nada, é preciso que você saiba que existem 4 requisitos para que a sua estratégia dê certo. Sem eles, é possível que você estabeleça uma metodologia de monetização que acabe não gerando resultados, justamente por não estar em consonância com o planejamento estratégico organizacional.
Veja quais são esses requisitos antes de iniciar o trabalho:
1. Ganho de dados em escala
Para se monetizar dados, primeiro é preciso ter dados para trabalhar, não é mesmo? Por isso, é necessário que você identifique todas as suas fontes de informação e passe a organizar o recebimento delas de forma eficiente.
Ter um servidor, de preferência com base em Cloud Computing, apoiado por um sistema de CRM (Customer Relationship Manegement) ajuda na tarefa de manter as informações organizacionais prontas para gerarem negócios, de acordo com a sua estratégia.
2. Variedade na seleção e análise
De onde vêm os dados que a sua empresa recebe? De que forma eles ajudam a entender o perfil de cada um dos seus clientes? Essas são perguntas que podem ajudá-lo a categorizar e selecionar melhor os dados, antes de transformá-los em negócios efetivos.
Uma receita infalível é variar as fontes de origem de dados, o que enriquece a sua base e torna o trabalho de BI mais otimizado. Para isso, é preciso reforçar que a memória de seu Cloud Computing deve ser robusta o suficiente para acomodar todas as informações obtidas.
O melhor aproveitamento dos dados deve ser voltado para a definição dos vários perfis de clientes que se relacionam com você. Isso permitirá que a sua empresa defina ofertas personalizadas, o que faz total diferença no mercado atual.
3. Planejamento estratégico bem definido
O planejamento estratégico da sua empresa deve estar muito bem delimitado antes de você começar a trabalhar as informações que recebe. Afinal de contas, como trabalhar dados se você não sabe o quer fazer com eles?
O planejamento é o norte da sua organização e orienta o trabalho de todos os colaboradores. É o local no qual você traça quais são os objetivos estratégicos que todos devem seguir. E é o planejamento que definirá as suas estratégias de BI.
4. Segurança da informação
Ter muitos dados para analisar é uma estratégia muito importante para a tomada de decisões, mas também enseja grande responsabilidade da equipe de segurança da informação. Infelizmente, a Internet abriu caminho para muitos fraudadores, que vão atrás de dados valiosos, que representam grande parte do patrimônio da organização.
Por isso, é preciso que você adote uma robusta política de segurança da informação, capaz de manter seus dados em segurança.
Se você seguir esses requisitos, estará dando um passo importante para a monetização de dados. Se quiser saber mais informações sobre esse assunto, ou conhecer mais sobre as estratégias de Business Intelligence, não deixe de assinar a nossa newsletter agora mesmo!