Quando pensamos na palavra “cultura”, ou frase “cultura corporativa”, muitos pensamentos podem vir a nossa mente, alguns positivos e alguns negativos. No post, Ascensão da Alfabetização dos Dados, falamos da revolução dos dados e da alfabetização de dados em si. Mas para que as organizações tenham sucesso com a alfabetização de dados, o quadro certo da mente e da cultura de alfabetização de dados deve existir.
O que significa “cultura de alfabetização de dados”? Como uma organização pode implementar e colocar a cultura apropriada para garantir que ela comece a crescer dentro da alfabetização de dados e progride com a revolução dos dados?
O que é “cultura de alfabetização de dados”?
O primeiro passo é definir corretamente o termo cultura. Uma busca rápida do termo mostraria que o termo cultura vem de uma raiz de cultivo ou tendência. Cultivar meios: “fomentar o crescimento de” ou “melhorar pelo trabalho, cuidados ou estudo”.
Na alfabetização de dados, isso significa promover o crescimento da capacidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados. Significa melhorar pelo trabalho árduo, estudo, prática, conversação e assim por diante. Parece fácil, não é mesmo? Mas não é.
Dentro das organizações, diferentes personalidades de dados e subculturas menores podem existir. Dentro de uma cultura alfabetizada em dados, a cultura deve penetrar em todas as unidades de negócios, equipes, líderes e etc. Uma palavra-chave que queremos enfatizar dentro da definição de cultivar é a palavra “cuidado”.
Nas diferentes personalidades de dados e subculturas, a mensagem de alfabetização de dados deve ser abordada e ensinada para que todas as partes da organização entendam o “por que” da alfabetização de dados. A alfabetização de dados e a revolução dos dados representam um novo estado de espírito. Quando cuidado, pode prosperar. Quando afastados, as empresas podem perder o foco nos dados e, portanto, ficar atrasada dos concorrentes.
Como uma organização pode implementar?
A mensagem de uma cultura de alfabetização de dados deve começar no topo. Quando a liderança de uma organização adquire totalmente a alfabetização de dados, está disposta a ajudar os outros a ter sucesso na alfabetização de dados e compartilha a mensagem de utilizar dados para insights e decisões em toda a empresa.
A organização pode se sentir habilitada a assumir projetos e treinamento para ajudar a força de trabalho. Do topo para baixo, a conversa e a cultura devem ser que a organização tenha se internalizado na alfabetização de dados, para que então, todos possam aceitar a alfabetização de dados e assim, melhorar suas habilidades.
Aproveite o tempo em suas organizações para encontrar e descobrir quais mensagens estão sendo compartilhadas sobre dados e alfabetização de dados. Você acha que as mensagens não são positivas? Elas cultivam a alfabetização de dados? Se não, você precisará iniciar a mensagem e desenvolver a cultura adequada em sua equipe, unidade de negócios e, em seguida, a organização completa.
Texto criado por Jordan Morrow – Qlik, com autorização prévia para a publicação dele em nosso site. Confira o texto original clicando aqui.