Você já parou para pensar na quantidade de dados que são gerados por segundo nos dias de hoje. Cada vez que você clica em um site, usa seu cartão de crédito ou aciona seu smartphone, milhares de bytes sobre você passam a transitar pelas redes, ajudando as empresas a fazerem negócios. Esse fenômeno é conhecido como Big Data.
O que é Big Data?
A popularização da internet no início dos anos 90 e, sobretudo, o surgimento da Web 2.0 no final da mesma década, tornaram o mundo totalmente conectado. De fato, hoje em dia, até mesmo enquanto estiver dormindo você pode estar emitindo informações para a rede, se seu celular estiver ligado, por exemplo.
O Big Data é a reunião dessas informações em bancos de dados para análise de qualquer empresa que queira se tornar competitiva em seu segmento de negócio.
O resultado de todo esse trabalho é a identificação de tendências de mercado, o estudo detalhado de perfil de clientes (o que gera a possibilidade de ofertas personalizadas) e também uma atuação forte na investigação daquilo que a concorrência direta vem fazendo.
Quais os benefícios do Big Data para a empresa?
Antigamente, as empresas ocupavam uma posição privilegiada na relação com os clientes. Com pouca concorrência, as opções eram escassas, e os consumidores naturalmente corriam atrás daqueles produtos que precisavam, sem poder fazer muitas escolhas em relação às marcas.
Hoje em dia, isso mudou. Agora, as organizações precisam se adaptar para oferecerem aos clientes aquilo que eles precisam, no momento exato que eles procuram. São as empresas que vão ao mercado buscar consumidores, e não o contrário.
Com isso, o Big Data assume papel estratégico ao munir as áreas comerciais de informações importantes para a tomada de decisões, a gestão dos negócios, além de colaborar para que os estoques sejam gerenciados de forma mais assertiva, sem desperdício e com total eficiência.
Como implementar o Big Data na organização?
Se você ainda não entrou na era do Big Data, não perca mais tempo! Empresas que querem ser protagonistas no seu segmento de atuação precisam contar com o maior número de informações possível.
Veja, abaixo, algumas dicas para implementar o Big Data na sua organização:
1. Pense na estratégia
Assim como qualquer tipo de trabalho, o Big Data carece de planejamento. De nada vai adiantar você possuir um sistema para estudar dados de mercado se não sabe o que vai fazer com eles.
Um planejamento estratégico, com metas e objetivos bem definidos é o primeiro passo para o sucesso nesse trabalho.
2. Escolha um software adequado
Um sistema de Big Data pode ser adquirido ou desenvolvido internamente. O importante é que você cuide para que o sistema esteja de acordo com os objetivos e com a cultura organizacional.
Além disso, preocupe-se também com a forma de armazenamento das informações, uma das almas do Big Data.
3. Não faça sozinho
Se você ainda não tem experiência com projetos desse tipo, procure um especialista que poderá ajudá-lo no desenvolvimento e implantação.
Tentar fazer sozinho sem conhecer direito, pode gerar resultados insatisfatórios e o investimento irá por água abaixo.
Como você viu, o Big Data é imprescindível para a sua empresa. Agora, que tal continuar nesse assunto. Veja o que mais nós temos para você:
- conheça os 5 V`s do Big Data;
- veja quais são as principais diferenças entre o BI e o Big Data;
- entenda como funciona o Data Science.
Boa leitura!