Farol BI Qlik Data Analytics Business Intelligence

Como crescer na empresa: 6 dicas para planejar sua carreira com sucesso

Data: 07/02/2024
5/5
Para crescer na carreira, você deve ter metas. É preciso que você pense em que estágio quer chegar.
Para crescer na carreira, você deve ter metas. É preciso que você pense em que estágio quer chegar.
Para crescer na carreira, você deve ter metas. É preciso que você pense em que estágio quer chegar.

Planejar a carreira com sucesso é um dos grandes objetivos de todo o profissional que está no mercado de trabalho. Quem entra em uma empresa que apresenta boas possibilidades, tem como meta atingir os cargos mais altos, ganhando importância e sendo valorizado financeira e profissionalmente.

Mas, para conseguir êxito no planejamento de carreira, é preciso saber desenhar o horizonte. Ter conhecimento de suas possibilidades na empresa, traçar metas individuais, atualizar-se em seu campo profissional e ter um bom networking são algumas das melhores formas de se galgar degraus importantes na organização.

Veja abaixo 6 dicas para planejar sua carreira com sucesso:

1. Defina metas pessoais

Para crescer na carreira, você deve ter metas. É preciso que você pense em que estágio quer chegar. Cargos de liderança? Postos executivos? Trabalhar com projetos específicos?

Essas metas direcionarão seus esforços no sentido de buscar recursos para viabilizar o cumprimento delas. Por exemplo: se o seu objetivo é um cargo executivo na empresa, é necessário que você faça um MBA. Se quer trabalhar com algum projeto de automação, precisa especializar-se em TI.

2. Informe-se sobre as possibilidades de crescimento na empresa

Ao ingressar em uma organização você deve ver quais são as possibilidades de ascensão de carreira que ela proporciona. Se ela possui um bom plano de carreira, você precisa procurar saber o que deve fazer para galgar posições mais altas no futuro.

3. Saiba trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é muito valorizado nos dias de hoje, pois é a base de todos os projetos da empresa. Mesmo que você já esteja em um cargo de liderança, deve ter habilidade para agir em conjunto com seus pares e também com a sua equipe.

A tendência atual é a formação de equipes multidisciplinares, nas quais profissionais de diferentes perfis colaboram para o sucesso da organização.

4. Aprenda com seus líderes

Busque sugar toda a experiência do líder da sua equipe. Certamente ele já está em um estágio mais avançado da carreira e tem muito a passar aos subordinados. Fique atento à forma como ele trabalha e ouça seus conselhos. Eles serão importantes para o seu futuro.

5. Esteja sempre atualizado

Não adianta nada ter muitas habilidades profissionais se você não estiver atualizado com as tendências do mercado no qual atua. Hoje em dia, o profissional é cercado por informações o tempo todo e você não deve ficar para trás nesse quesito.

Faça cursos, participe de seminários, leia artigos e livros atuais sobre a sua profissão e o mercado em que você atua.

6. Tenha um bom networking

Networking é importante tanto para trocar de emprego como para crescer na empresa. Ele ajuda no conhecimento das tendências e do mercado atual. Além disso, há o networking interno, com profissionais de outras áreas.

Ser bem aceito em todos os setores é fundamental para quem quer crescer na empresa onde atua.É você mesmo quem dá os rumos para a sua carreira. Por isso, não deixe de seguir as dicas apresentadas acima e busque sempre os melhores resultados no seu trabalho. Fazendo isso, certamente seu planejamento de carreira será um sucesso.

Veja também
Inscreva-se em nossa newsletter
Crie, treine e implemente modelos de Machine Learning. Ganhe produtividade em sua equipe!