FarolFarolFarolFarol
  • Sobre
  • Soluções
    • Serviços
    • Qlik Sense®
    • Qlik NPrinting ®
    • GeoAnalytics®
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Contato

Gartner ressalta a importância da área de marketing no uso dos dados

    Home Gestão Gartner ressalta a importância da área de marketing no uso dos dados
    NextPrevious
    uso de dados pelo marketing

    Gartner ressalta a importância da área de marketing no uso dos dados

    By Farol | Gestão | Comments are Closed | 18 julho, 2018 | 0

    O Gartner, Inc, alerta que os profissionais de marketing sempre lideraram o crescimento das marcas, concentrando-se no alcance, na relevância e na conscientização do mercado. Porém, que agora as áreas de marketing começarão a ficarem encarregadas de impulsionar o crescimento dos negócios em termos de aquisição, conversão, retenção, fidelidade e geração de valor para os clientes. Seu papel deve expandir para incluir a liderança em áreas como comércio digital, experiência do cliente, vendas e desenvolvimento de negócios. A coleta de dados, a integração e análise das informações serão essenciais para que os profissionais de marketing tenham êxito em suas principais atividades e cumpram com as demandas dessas novas áreas de responsabilidade.

    Os profissionais  das áreas de marketing e negócios ou CDOs – Chief Data Officers serão os responsáveis por impulsionar o mercado de data management e analytics,  sem a decisão dos CIOs em relação a escolha dessas tecnologias, explica Donald Feiberg, VP e analista emérito do Gartner. O mercado global de Analytics em 2018 deve representar cerca de US$ 800 milhões e de Data Management US$1,7 bilhão.

    Pesquisas do Gartner indicam que Data & Analytics evoluíram e deixaram de ser apenas parte de um silo dentro das empresas para apoiar todos os aspectos das empresas, inclusive o planejamento de marketing. “Os dados permitem que os líderes de marketing avaliem e otimizem seus programas em tempo real, além de projetarem e melhorarem a experiência dos clientes”, afirma Jennifer Polk, diretora de Pesquisas do Gartner. Segundo a analista, os profissionais de marketing já tinham acessos a alguns dados, mas agora estão diante do desafio de transformar essas informações em insights significativos para o crescimento das empresas, assim como implementar novas ações estratégicas.

    Os profissionais de marketing não precisam ser cientistas de dados, diz o Gartner. No entanto, eles devem saber como extrair e usar as informações para planejar, executar e medir esforços de marketing, além de construir uma equipe de Analytics e promover uma cultura baseada em dados. “Líderes de marketing bem-sucedidos democratizam o acesso às informações e aprimoram Analytics, expandindo a atuação de um departamento para toda a empresa”, diz a analista. Segundo ela, “eles também devem reconhecer a necessidade de selecionar e usar tecnologia de Data & Analytics de Plataformas de Gerenciamento de Gados (DMPs) e ferramentas avançadas de Analytics, mesmo se estiverem construindo, de forma independente, o martech stack ou contratar um tecnólogo chefe de marketing para liderar esses esforços”.

    A demanda por foco no cliente não é nova, mas está em primeiro plano já que os profissionais de marketing enfrentam disruptores digitais. Essa ameaça competitiva está enraizada em algo ainda mais poderoso do que a tecnologia digital – insights de clientes orientados por dados que fornecem uma melhor compreensão do público-alvo, segmentos-chave e personas.

    “Os profissionais de marketing que adotam o modelo de foco no cliente têm um diferencial competitivo. Eles estão colhendo e aproveitando o poder de Data & Analytics. Eles agregam dados ao conectar interações dos clientes entre canais e pontos de contato para descobrir e mapear a jornada deles. Eles analisam os dados e, em seguida, projetam, orquestram e fornecem experiências personalizadas aos clientes ao longo da jornada de compra”, explica Jennifer.

    O Gartner destaca que muitos profissionais de marketing já começaram a repensar suas estruturas organizacionais e a contratar talentos internos e externos. “Observamos os líderes de marketing se reestruturando para colaboração interfuncional e para impulsionar eficiências organizacionais. Isso une indivíduos que podem estar alinhados às unidades de negócios ou marcas específicas, mas que devem trabalhar juntos para aproveitar as sinergias, coordenar esforços e compartilhar ativos”.

    Os líderes de marketing estão recrutando e retendo talentos difíceis de encontrar em áreas como Analytics e comércio digital. Eles estão pensando estrategicamente sobre talento, com o objetivo de preencher lacunas de capacidade em suas equipes. “Os profissionais de marketing estão garantindo que as novas contratações tragam uma combinação de liderança e habilidades técnicas. É por isso que eles não estão apenas pensando em contratações em tempo integral, mas também terceirizando para agências, consultorias, contratantes e comunidades de talentos”, afirma a analista.

     

    Fonte: TI Inside

    No tags.
    Avatar

    Farol

    A Farol é parceiro Qlik com clientes em SC, RS, RJ, PR e SP. Fornece soluções de BI para simplificar a forma de analisar as diversas informações empresariais através de indicadores de desempenho e dashboards intuitivos. Especialista em QlikView e Qlik Sense. Atende todo território brasileiro

    More posts by Farol

    Related Post

    • projeto de BI

      Confira 7 dicas de sucesso na implementação de um projeto de BI

      By Farol | Comments are Closed

      Muitas empresas já perceberam o poder da análise de dados no crescimento de um negócio e estão implementando um projeto de BI (Business Intelligence). Mas quais os passos necessários para assegurar o sucesso dessa estratégia? Para ajudá-lo, preparamosRead more

    • Alessandro Furtado MVP Qlik

      Qlik Internacional reconhece membro da Farol como MVP

      By Farol | Comments are Closed

      A Qlik, em reconhecimento, selecionou 39 pessoas no mundo por sua participação e atuação no universo dos produtos Qlik, quer seja participando na comunidade, escrevendo blogs ou livros sobre os produtos ou mesmo interagindo por meioRead more

    • alfabetização de dados

      A ascensão da alfabetização de dados

      By Farol | Comments are Closed

      Certas revoluções e invenções mudaram a paisagem do mundo: a linha de montagem, automóveis e aviões, computadores pessoais e telefones celulares, redes sociais e assim por diante. Atualmente, o mundo está sentado em uma revoluçãoRead more

    • self service BI

      Afinal, o que é self service BI?

      By Farol | Comments are Closed

      Cada vez mais, o Business Intelligence se consolida como um dos aspectos mais importantes na obtenção e análise de dados, auxiliando as empresas a realizarem bons negócios. E, a cada dia, surgem novidades. Agora, aRead more

    • ferramentas de Business Intelligence

      Business Intelligence: as 5 ferramentas mais conhecidas do mercado

      By Farol | Comments are Closed

      As ferramentas de BI são fundamentais para uma tomada de decisão rápida e segura. Isso porque um software de business intelligence permite a coleta, organização, segmentação e análise de dados corporativos. Sendo assim, destaca-se entre os benefícios deRead more

    • QlikView Business

      QlikView Business Discovery – Visão Geral

      By Alessandro Furtado | Comments are Closed

      Business Discovery é o conceito de BI orientado ao usuário, que auxilia no processo de tomada de decisões através de várias fontes de percepções: dados, pessoas e lugares. Os usuários podem criar e compartilhar conhecimentoRead more

    • Por que obter a certificação Scrum Master?

      By Farol | Comments are Closed

      O Scrum é um framework leve, simples de entender e difícil de dominar, seu intuito é organizar e gerenciar trabalhos cada vez com mais qualidade em um espaço de tempo cada vez menor. Esse métodoRead more

    • Qlik Sense e suas funcionalidades

      By Alessandro Furtado | Comments are Closed

      Imagine uma ferramenta de análise tão intuitiva que permitiria a qualquer um em sua empresa facilmente criar relatórios personalizados e dashboards dinâmicos para explorar grandes volumes de dados e obter insights significativos. Qlik Sense permiteRead more

    • qlikview potencialiaza a area de TI

      QlikView Potencializa TI

      By Alessandro Furtado | Comments are Closed

      Os profissionais de TI  podem se concentrar em suas competências principais: a segurança de dados, o provisionamento de dados e aplicativos, a governança de dados e a manutenção do sistema. Ao utilizar essa ferramenta, os profissionais deRead more

    • acreditar no Scrum

      5 Motivos para acreditar no Scrum

      By Farol | Comments are Closed

      Segundo Leandro Alberto Viera, analista de suporte da Qualyteam, empresa que trabalha com desenvolvimento de softwares para gestão da qualidade e tem bons resultados usando o Scrum.: “(..) ajuda muito para identificar e corrigir os problemas que prejudicam oRead more

    • benefícios do bi para sua empresa

      Os benefícios do BI que toda empresa deveria conhecer

      By Farol | Comments are Closed

      Uma ferramenta de BI engloba tecnologia e informação, o que possui um importante papel estratégico no desenvolvimento das empresas. O BI surgiu para ajudar executivos, gerentes e usuários finais a tomar decisões baseadas em dadosRead more

    • Dicas para reduzir os custos da sua empresa

      By Farol | Comments are Closed

      Os bons resultados das empresas dependem da melhora do faturamento e do lucro, mas o que nem sempre é percebido por muitos é a importância de se ter uma gestão estratégica dos custos, uma vezRead more

    • SCRUM – O dobro de trabalho na metade do tempo

      By Farol | Comments are Closed

      Scrum, a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, será? Começar o texto com uma pergunta foi a forma encontrada para o primeiro contato com o livro. Trata-se de uma metodologiaRead more

    NextPrevious

    Mais lidos

    projeto de BI

    Confira 7 dicas de sucesso na implementação de um projeto de BI

    Alessandro Furtado MVP Qlik

    Qlik Internacional reconhece membro da Farol como MVP

    alfabetização de dados

    A ascensão da alfabetização de dados

    self service BI

    Afinal, o que é self service BI?

    ferramentas de Business Intelligence

    Business Intelligence: as 5 ferramentas mais conhecidas do mercado

    Em um mar de dados, nós guiamos a sua empresa

    Representante autorizado Qlik nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, atende todo território brasileiro. A Farol é focada em fornecer serviços de alta qualidade, os profissionais são certificados e altamente capacitados, garantindo que o processo de implementação atenda as expectativas dos usuários nos quesitos operacionais, de prazo e retorno do investimento.

    Telefone
    +55 (47) 3512-7777
    E-mail: chame@farolbi.com.br

    Rua Domingos Rodrigues da Nova,  462 – Sala 13,  Centro Jaraguá do Sul – SC
    CEP 89251-640

    Farol - Copyright 2020 | Todos os direitos reservados.
    • Blog
    • Contato
    • Faça uma avaliação gratuita
    • Fale com um consultor
    • Farol | Parceiro Qlik no Brasil
    • GeoAnalytics®
    • Materiais gratuitos
    • Qlik NPrinting ®
    • Qlik Sense®
    • Qlik Sense®
    • Receba um orçamento
    • Serviços
    • Sobre
    Farol
    Fale com um consultor

    Fale agora com um Consultor Especialista em Business Intelligence

    Receba um orçamento

    Peça agora um Orçamento personalizado para a sua empresa

    Receba uma avaliação gratuita

    Solicite agora sua avaliação gratuita de Business Intelligence