Os benefícios do BI que toda empresa deveria conhecer

Uma ferramenta de BI engloba tecnologia e informação, o que possui um importante papel estratégico no desenvolvimento das empresas.

O BI surgiu para ajudar executivos, gerentes e usuários finais a tomar decisões baseadas em dados obtidos de seus sistemas, seja ERP, CRM, SQL Server, etc. Extrair esses dados e transformá-los em informações relevantes sem um software de Business Intelligence é muito complexo, mais vulnerável a erros e muito mais comum.

É interessante observar o mercado e perceber que são poucas as empresas que compreendem os benefícios do BI. É comum que empresas tomem decisões baseadas em planilhas e diante disso temos uma encruzilhada: muitas planilhas, setores que não conversam entre si e números diferentes.

Para se destacar perante os concorrentes, os colaboradores da empresa precisam pensar de forma global, precisam ter uniformidade com relação aos números, dados integrados e compartilharem insights. Mas para se conquistar isso, pode haver mudanças na cultura da empresa, resultando em um retorno positivo nos processos e resultados organizacionais.

Confira 5 benefícios do BI para a sua empresa

Utilização de fatos ao invés da subjetividade

Quando os números não estão isolados em seus departamentos e com os “donos” das planilhas, a organização com as informações consolidadas e organizadas, passa a usufruir de dados, que nem antes mesmo estavam sendo pautados.

Então, ao integrar os diversos sistemas da empresa e unificar os números, os usuários da ferramenta de BI passam a tomar decisões assertivas, consequentemente, minimizando erros.

Isso gera uma cultura de transparência e confiança entre todos os colaboradores da empresa.

Aumento de Lucros

As funcionalidades do BI tornam os processos internos mais claros para todos os envolvidos, assim se torna mais fácil apontar decisões que aumentam a produtividade da empresa, como: aproveitar melhor a força de trabalho, melhorar os processos industriais, diminuir a rotatividade de funcionários, descobrir potenciais locais de expansão de vendas. A partir dessas e de outras análises os lucros da empresa serão mais satisfatórios.

Velocidade nas respostas corporativas

Há uma estatística que os departamentos de marketing levam cerca de dois dias para finalizar um relatório mensal. Mas se as respostas estivessem apenas um clique? Bem mais interessante não é mesmo?

Otimização o tempo, esse é um dos grandes benefícios do BI!

Com as informações centradas em um mesmo local, as perguntas passam a ser respondidas com mais rapidez, o que antes demorava dias ou semanas, com o BI passa a ser respondida em segundos, de onde você estiver, graças a mobilidade também.

O tempo que antes era perdido na elaboração de visualizações, gráficos e relatórios, podem ser aplicados na otimização de resultados em todos os departamentos.

Diminuição dos custos e alocação de recursos

Diminuição de custos está quase intimamente ligada a aumentar a lucratividade. Mas isso não significa que se uma empresa diminuir os custos, naturalmente, aumentou seus lucros. Ao diminuir os custos, a empresa está optando por melhores escolhas, cruzando variáveis a seu favor. Então, sim, diminuir custos é um dos benefícios do BI.

Por exemplo: no departamento de compras, ao utilizar uma ferramenta de Bi, pode cruzar informações relevantes na escolha do fornecedor como qualidade, tempo de entrega, eficiência e o custo.

Ao mesmo tempo que pode gerir melhor o estoque, uma vez que estoque parado é prejuízo. Em recursos humanos, a ferramenta pode apontar quais funcionários estão tendo baixo desempenho.

É importante ressaltar que quando uma empresa opta por reduzir certos custo, precisa analisar com cautela para que a qualidade do produto e do serviço não seja prejudicada. Lembre-se: os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Fidelização de Clientes

Com a capacidade do Business Intelligence de analisar os dados, é possível identificar informações sobre oportunidades perdidas no passado que podem ser ajustadas a atual situação do mercado.

Entender melhor o comportamento do cliente é fundamental, saber o que ele compra, em qual momento e em qual lugar, se é através de uma publicidade direcionada, há quanto tempo não compra.

Ao analisar o padrão de comportamento de um cliente, o vendedor pode perceber que as vendas para ele estão diminuindo ao longo do tempo e pode tentar motivar, ou até mesmo reativar aquela carteira.

A análise diária desses números pode fazer com que a equipe comercial se sinta motivada em se planejar e antecipar ações para que cheguem ao fim do mês com aquela sensação de “dever cumprido” ou até mesmo de superação.

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