Farol BI Qlik Data Analytics Business Intelligence

Você conhece os 5 V’s do Big Data?

Data: 12/03/2024
5/5
5 v's do big data
5 v's do big data

A Internet abriu um enorme leque de oportunidades para quem quer fazer bons negócios. E uma das vertentes mais importantes da rede é o Big Data, que é representado pela grande quantidade de dados que circulam pela Internet todos os dias. Mas, você sabe identificar quais são os 5 v’s do Big Data?

Pense na sua navegação diária, na Internet. Você acessa suas redes sociais, realiza uma compra, checa seus e-mails e navega por sites de notícias. Cada clique gera um rastro, que tem enorme valor para as empresas.

Por meio dele, é possível traçar o perfil de navegação e o seu comportamento como consumidor. Mas não é só na Internet que o Big Data está presente. Seus dados circulam por entre os sistemas organizacionais, quando você fecha um seguro, abre uma conta no banco ou compra um produto.

Todas essas informações são fundamentais para o planejamento estratégico das empresas, pois permitem um conhecimento profundo do seu público alvo e ainda auxiliam os gestores no processo de tomada de decisões.

Mas apenas juntar dados, não faz com que a sua empresa prospere. É preciso saber como trabalhá-los, com qualidade e agilidade. E é aí que entram os 5 V’s do Big Data. Vamos conhecê-los?

Volume

Se o Big Data refere-se aos dados que circulam todos os dias, entre as organizações, certamente estamos falando de uma grande quantidade de informações. E, para iniciar o trabalho de uma forma eficaz, é preciso acumular volume.

O primeiro filtro para se trabalhar com dados mercadológicos, é justamente não ter filtro. Quanto mais informações a empresa tiver a respeito do mercado, maiores serão as oportunidades de negócio. Os filtros, para selecionar público alvo, por exemplo, devem vir depois, quando o primeiro estudo da base já estiver pronto.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, o tráfego de dados já está na casa de um sextilhão de bytes no mundo todo. Ou seja: sua empresa não pode ficar de fora.

Velocidade

O mercado atual demanda por velocidade o tempo todo. E o Big Data é um conceito que não pode funcionar se não houver agilidade. A análise de dados deve ser instantânea, caso contrário as informações obtidas podem não ser úteis para a organização.

Neste sentido, as redes sociais contribuíram para acelerar a necessidade de análise. O que é relevante agora, pode não fazer mais sentido apenas após alguns minutos.

Variedade

A imensidão de informações, que vai ajudá-lo no planejamento estratégico, não pode ser restrita a apenas uma fonte. Uma das boas qualidades do Big Data é a variedade de dados obtidos por meio de diversos caminhos, como documentos eletrônicos, e-mails, transações, etc.

Veracidade

Se o volume de dados disponíveis para análise é grande, certamente existe uma parcela da informação que não traz veracidade. Infelizmente, a confiabilidade dos dados, principalmente aqueles provenientes da rede, ainda não é 100%.

É exatamente por isso que a interpretação e seleção das informações obtidas é decisiva para o sucesso das organizações no mercado atual.

Valor

Para ser realmente relevante, o Big Data precisa agregar valor à organização. Caso contrário, de que adianta ter tantos dados disponíveis se você não puder gerar lucro para a empresa?

Assim, os processos anteriores de obtenção, análise e seleção das informações é fundamental para que o Big Data seja efetivo para o negócio.

Veja também
Inscreva-se em nossa newsletter
Crie, treine e implemente modelos de Machine Learning. Ganhe produtividade em sua equipe!