O que é KPI? Eis uma pergunta que volta e meia levanta dúvidas até mesmo entre especialistas. Na verdade, a sigla corresponde a Key Performance Indicator, ou, em tradução livre, Indicador Chave da Performance. Essa é uma espécie de parâmetro capaz de avaliar se a sua estratégia está funcionando e se a sua empresa está efetivamente alcançando todas as metas pretendidas.
Neste post, você vai entender melhor por que a definição do KPI é fundamental para o sucesso do seu negócio. Confira!
O que é KPI e o que são métricas?
As métricas são responsáveis por apresentar os mais diversos dados em estado bruto (visitantes únicos, visitas, sessões etc). Já os KPI’s selecionam somente os números/porcentagens que identificam a evolução (ou a involução) de determinada campanha segundo as metas preestabelecidas.
Sendo assim, um KPI de um site/blog pode ser a aquisição de visibilidade online ou relevância do domínio, por exemplo. Enquanto as métricas seriam a taxa de visitantes ou a quantidade de backlinks.
Quais são as vantagens da aplicação do KPI?
Melhoria da organização das informações sobre as etapas da empresa
Acontece com os melhores estrategistas: eles simplesmente não sabem onde estão e onde querem chegar, apenas seguem o fluxo. Por isso, determinar o KPI desde o momento de desenvolvimento do briefing é de extrema importância, pois esse parâmetro vai ditar a direção para os envolvidos na estratégia.
Outro elemento que impacta diretamente na organização é a documentação de todo o processo. Com uma rápida consulta ao histórico, os envolvidos em determinada estratégia não cometerão os mesmos erros.
Identificação dos pontos fortes e fracos dos processos
Os KPI’s permitem identificar com facilidade os “gargalos” dos processos. Dessa forma, as intervenções aprimorarão determinada estratégia que estaria fadada ao fracasso, caso acontecessem por conta própria.
É bom ter em vista que os KPI’s, muitas vezes, demandam da conjunção de métricas. Por exemplo, se for um KPI como geração de leads, é preciso prestar atenção às conversões e também ao número de visitantes de um site, pois um implica no outro. É justamente a partir disso que identificamos os pontos fortes e fracos dessas conjunções de métricas.
Redução dos “achismos” e das presunções
Ao executar uma estratégia, é comum que os mais diversos “achismos” apareçam conforme o conhecimento de cada envolvido. Com a aplicação apropriada do KPI, o subjetivo dá lugar aos números, viabilizando campanhas mais assertivas que trazem resultados efetivos.
O KPI traz à tona aquele velho ditado: “contra fatos não há argumentos”. Além disso, ele mantém toda a equipe focada no que realmente importa.
Como você deve ter observado até aqui, a importância do KPI para qualquer negócio é gigantesca. Isso porque ele propicia gastos mais bem direcionados, resultados tangíveis e uma base de dados confiável que tende a fundamentar as decisões. Trabalhar sem a orientação de um KPI é atirar no escuro e negligenciar o poder dos concorrentes em um mercado tão competitivo quanto o de TI.
E então, tirou suas dúvidas sobre o que é KPI? Que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais?