Gráficos, Dashboards, indicadores de desempenho, relatórios consolidados, cruzamento de informações e análise de dados são apenas alguns dos vários termos conhecidos por quem já trabalha com ferramentas de Business Intelligence (BI) há um bom tempo.
O Dashboard é um painel de bordo com as principais informações financeiras, comerciais, recursos humanos, logísticas e dos processos de manutenção da sua empresa. Ou seja: é uma consolidação dos dados mais relevantes para o seu negócio.
As informações mais importantes da sua organização devem estar sempre disponíveis de forma rápida e prática. Com uma boa ferramenta de Business Intelligence, é possível visualizar claramente as demandas problemáticas para o seu negócio.
Por meio das plataformas QlikView e QlikSense, é possível configurar rapidamente a sua ferramenta de BI e a exibição das informações consolidadas na forma de Dashboards.
Ficou interessado? Então, confira a seguir os principais tipos de Dashboards, as vantagens para o negócio e como desenvolver relatórios eficientes para melhorar o desempenho da sua empresa.
Os principais tipos de Dashboards
A primeira coisa que uma empresa deve fazer em uma ferramenta de BI é definir o Dashboards que mais se adequa ao seu negócio e ao conhecimento da sua equipe. É essencial encontrar modelos para simplificar a interpretação dos dados.
No mercado, existem dois tipos de Dashboards: os analíticos e operacionais. Abaixo, explicaremos cada um deles.
Dashboard analítico
Esse modelo de painel apresenta os dados de determinado período, sendo o foco voltado para uma análise mais aprofundada de tendências e padrões do mercado.
Em um Dashboard analítico, os dados ficam bem distribuídos visualmente e são baseados em históricos. Por isso, é importante que todas as informações sejam atualizadas. Uma maneira de executar essa ação é programar updates, garantindo uma base com informações sempre recentes e evitando a sobrecarga dos servidores da organização.
Dessa forma, os colaboradores conseguem, com agilidade, compreender melhor as oportunidades, os riscos dos processos e ter ideias para impulsionar os resultados.
Dashboard operacional
Precisa manter o controle dos KPIs e das métricas da sua empresa? Então, o dashboard operacional é a opção mais interessante.
Como seu objetivo é manter o controle de metas, o painel faz a organização dos dados de uma forma que facilita a tomada de decisão, permitindo que o acompanhamento seja feito de maneira mais dinâmica e ágil.
Independentemente do modelo escolhido, usando um desses painéis, os gestores dos empreendimentos passam a fazer uma gestão de projetos mais eficiente.
As vantagens de usar um painel para o seu negócio
São muitos os benefícios de investir em Business Intelligence no seu negócio, em especial, na ferramenta de Dashboard. Confira alguns deles a seguir.
Objetividade
O grande trunfo dos Dashboards nas ferramentas de Business Intelligence é exibir, de forma prática, clara e objetiva, as informações consolidadas do seu negócio a partir do cruzamento dos dados mais relevantes dos sistemas da sua empresa.
São as informações apresentadas nos Dashboards que viabilizam as decisões certas para o seu negócio. Não podemos perder tempo e dinheiro com dados de baixa qualidade. Agir com rapidez é garantir o lugar da sua empresa no mercado.
Personalização
Como organizar os dados financeiros do seu negócio? É possível controlar efetivamente os investimentos da sua empresa? Com certeza, o objetivo dos Dashboards é consolidar as informações conforme as necessidades dos seus usuários.
Hoje em dia, os sistemas personalizados são as melhores opções do comércio, pois é possível customizá-los conforme as particularidades do seu negócio. Um gestor de sucesso sabe exatamente quais são os dados estratégicos relevantes para a sua empresa.
O Dashboard da sua empresa deve conter apenas as informações estritamente relevantes para o negócio. Outra maneira de destacar os dados principais e deixá-los de acordo com a rotina do empreendimento, é utilizando recursos para personalizar as cores e modelos de painéis, como a nova versão do Qlik Sense no mercado.
Contudo, lembre-se: nada de criar gráficos cheios de dados e com nenhum significado. Eficácia é a palavra de ordem nesse momento.
Disponibilidade
É possível acessar os relatórios de casa? Pode-se atualizar as informações a qualquer hora? Claro! A tecnologia dos Dashboards é projetada para grande volume de dados.
O mercado competitivo exige uma troca de informações ágil e o gestor eficiente é aquele que toma decisões acertadas. As boas ferramentas de Business Intelligence sincronizam os dados do Dashboard da sua empresa. Vale ressaltar que esse processo deve ser programado para evitar a paralisação dos servidores.
Informações disponíveis geram credibilidade para o seu negócio e confiança para os seus clientes. Com apenas alguns cliques, podemos exibir rapidamente o resumo financeiro dos projetos da sua empresa.
Transparência
Como responder aos questionamentos dos seus demandantes? Qual é a forma mais apropriada de exibir os relatórios? Transparência é uma forma de mostrar respeito e consideração por quem investe na sua empresa.
Relações transparentes são fundamentais para parcerias duradouras e, por meio dos Dashboards, é possível mostrar exatamente quais são os pontos críticos dos projetos do seu negócio. Não devemos esconder a informação.
Como desenvolver relatórios mais eficientes com Dashboards
Uma empresa só cresce no mercado quando atinge resultados superiores aos dos seus concorrentes. Uma forma de conseguir mudar estratégias e explorar as oportunidades no segmento de atuação é criando relatórios mais analíticos sobre o empreendimento.
Contudo, não adianta ter um Dashboard bem estruturado se não souber interpretar as informações provenientes dos dados coletados. Dessa forma, para aproveitar melhor os relatórios de Business Intelligence, o gestor deve:
Traçar metas
Números precisam ser transformados em ações. Para isso, traçar metas para a organização é um dos primeiros passos para a equipe mudar e aproveitar os dados que tem em mãos.
A dica é usar a metodologia SMART para definir os objetivos do negócio. Nesse formato, uma meta precisa seguir cinco características: ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Depois de criada a meta, escolha na sua equipe qual será a pessoa responsável por acompanhar o processo. Assim, o engajamento será maior e o resultado também.
Definir KPIs
Lembra que falamos que os Dashboards trazem transparência ao negócio? Bom, isso só acontece se o gestor criar indicadores de performance que avaliam cada etapa do desenvolvimento de uma meta.
Por isso, não deixe de estabelecer quais KPIs medirão o crescimento da organização e a performance da sua equipe.
Facilitar a comunicação
Nenhum homem é uma ilha, certo? Permita que os seus colaboradores conversem entre si. Disponibilize no Dashboards notas para estimular a discussão sobre o projeto e destaque informações relevantes.
Outra dica é facilitar a busca de dados para agilizar e melhorar o diálogo entre os colaboradores. Nesse cenário, a geração on-demand do Qlik Sense é uma opção interessante. Com a ferramenta, os usuários podem explorar uma pequena parte dos dados. Se for um modelo muito grande, o on-demand permite criar um modelo mais leve no qual, com apenas um clique, é possível ter acesso a mais detalhes.
Seguindo essas três dicas ficará muito mais fácil alinhar a sua equipe e utilizar as informações dos relatórios de maneira mais resolutiva para o negócio.
Ferramentas de Business Intelligence e Dashboards são fundamentais para conduzir mudanças e melhorias em uma empresa. Quer começar hoje mesmo a implementar essa solução na sua organização? Então, teste gratuitamente o Qlik Sense Desktop! Temos certeza de que você vai gostar.