FarolFarolFarolFarol
  • Sobre
  • Soluções
    • Serviços
    • Qlik Sense®
    • Qlik NPrinting ®
    • GeoAnalytics®
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Contato

Entenda como o KPI’s de vendas podem impactar o seu negócio

    Home Gestão Entenda como o KPI’s de vendas podem impactar o seu negócio
    NextPrevious
    KPI's de vendas

    Entenda como o KPI’s de vendas podem impactar o seu negócio

    By Farol | Gestão | Comments are Closed | 19 dezembro, 2017 | 0

    Você tem ideia de como andam os resultados do seu negócio e de que forma o seu trabalho vem contribuindo para o crescimento da empresa? Se a sua resposta for negativa, está na hora de começar a se informar sobre BI e, principalmente, pensar em adotar KPI’s de vendas.

    A maioria das organizações trabalha com métricas, o que não pode ser considerado um erro. Há uma diferença, porém, entre uma métrica e um KPI: enquanto as métricas medem o comportamento do cliente (como taxa de visitantes no site, visitantes únicos etc), os KPI’s (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho) traduzem esses números em resultados concretos para a organização — taxa de conversão, churn rate, entre outros.

    Portanto, para ter um planejamento eficaz, o ideal é trabalhar com uma boa combinação de métricas e KPI’s.

    Por que escolher um KPI de vendas?

    Os KPI’s de vendas demonstram os números da sua área de uma forma bem clara e direta. Se você procurar pela taxa de conversão, por exemplo, obterá números concretos de clientes que se interessaram e compraram o produto ou serviço da sua empresa, a partir da intervenção de sua equipe.

    Como se sabe, um planejamento deve ser composto pelas etapas de elaboração, acompanhamento e avaliação. E é justamente na 2ª fase (acompanhamento) em que se localizam os KPI’s mais importantes.

    Além de trazerem números fundamentais para a comprovação do acerto de sua estratégia, os KPI’s de venda também auxiliam em correções, ajustes e mudanças de rumos no plano de negócios — o que não é incomum, sobretudo em mercados voláteis.

    Como construir um bom indicador?

    O primeiro passo para a definição dos KPI’s de vendas é definir com clareza a meta a ser atingida. Em geral, as metas estão relacionadas aos objetivos estratégicos definidos no planejamento global da organização — e servem de base para orientar o trabalho de todos os setores.

    Um dos métodos utilizados para se definir uma boa meta é aquele conhecido como SMART.

    De acordo com essa metodologia, uma meta deve ser

    • específica;
    • mensurável;
    • atingível;
    • relevante;
    • temporizável.

    Um segundo passo — e não menos importante — é apontar um responsável (equipe ou colaborador) pelo cumprimento daquela meta traçada. Com isso, é possível direcionar melhor o trabalho, atingindo mais facilmente os resultados.

    Por fim, é preciso definir as ferramentas de monitoramento e a periodicidade em que serão realizadas as medições.

    Quais são os KPI’s de vendas mais comuns?

    Agora que você já sabe o que é um KPI e como esse número pode influenciar nos resultados, veja alguns exemplos de indicadores-chave adotados pelas organizações:

    • taxa de conversão: mede a quantidade de vendas realizadas por meio de um canal específico. Esse indicador, geralmente, é relacionado a sites e redes sociais;
    • índice de ativação: mensura a quantidade de clientes da carteira que, efetivamente, realiza negócios com a empresa;
    • ticket médio: indica o quanto cada consumidor gasta com os produtos e serviços da sua empresa;
    • taxa de descontos: se você trabalha com descontos, esse KPI mede a forma como seu cliente lida com essa política, tanto na sua empresa quanto em relação aos concorrentes;
    • CAC: o Custo de Aquisição por Cliente, como o nome sugere, mede o quanto a empresa gasta (com funcionários e softwares, por exemplo) para adquirir um único cliente;
    • churn rate: mede a perda de receita pelo cancelamento de contratos.

    Como você viu, os kpi’s de vendas são fundamentais para a sua área. Caso tenha gostado do tema e queira saber mais, siga nosso perfil nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Twitter!

    No tags.
    Avatar

    Farol

    A Farol é parceiro Qlik com clientes em SC, RS, RJ, PR e SP. Fornece soluções de BI para simplificar a forma de analisar as diversas informações empresariais através de indicadores de desempenho e dashboards intuitivos. Especialista em QlikView e Qlik Sense. Atende todo território brasileiro

    More posts by Farol

    Related Post

    • projeto de BI

      Confira 7 dicas de sucesso na implementação de um projeto de BI

      By Farol | Comments are Closed

      Muitas empresas já perceberam o poder da análise de dados no crescimento de um negócio e estão implementando um projeto de BI (Business Intelligence). Mas quais os passos necessários para assegurar o sucesso dessa estratégia? Para ajudá-lo, preparamosRead more

    • Alessandro Furtado MVP Qlik

      Qlik Internacional reconhece membro da Farol como MVP

      By Farol | Comments are Closed

      A Qlik, em reconhecimento, selecionou 39 pessoas no mundo por sua participação e atuação no universo dos produtos Qlik, quer seja participando na comunidade, escrevendo blogs ou livros sobre os produtos ou mesmo interagindo por meioRead more

    • alfabetização de dados

      A ascensão da alfabetização de dados

      By Farol | Comments are Closed

      Certas revoluções e invenções mudaram a paisagem do mundo: a linha de montagem, automóveis e aviões, computadores pessoais e telefones celulares, redes sociais e assim por diante. Atualmente, o mundo está sentado em uma revoluçãoRead more

    • self service BI

      Afinal, o que é self service BI?

      By Farol | Comments are Closed

      Cada vez mais, o Business Intelligence se consolida como um dos aspectos mais importantes na obtenção e análise de dados, auxiliando as empresas a realizarem bons negócios. E, a cada dia, surgem novidades. Agora, aRead more

    • ferramentas de Business Intelligence

      Business Intelligence: as 5 ferramentas mais conhecidas do mercado

      By Farol | Comments are Closed

      As ferramentas de BI são fundamentais para uma tomada de decisão rápida e segura. Isso porque um software de business intelligence permite a coleta, organização, segmentação e análise de dados corporativos. Sendo assim, destaca-se entre os benefícios deRead more

    • QlikView Business

      QlikView Business Discovery – Visão Geral

      By Alessandro Furtado | Comments are Closed

      Business Discovery é o conceito de BI orientado ao usuário, que auxilia no processo de tomada de decisões através de várias fontes de percepções: dados, pessoas e lugares. Os usuários podem criar e compartilhar conhecimentoRead more

    • Por que obter a certificação Scrum Master?

      By Farol | Comments are Closed

      O Scrum é um framework leve, simples de entender e difícil de dominar, seu intuito é organizar e gerenciar trabalhos cada vez com mais qualidade em um espaço de tempo cada vez menor. Esse métodoRead more

    • Qlik Sense e suas funcionalidades

      By Alessandro Furtado | Comments are Closed

      Imagine uma ferramenta de análise tão intuitiva que permitiria a qualquer um em sua empresa facilmente criar relatórios personalizados e dashboards dinâmicos para explorar grandes volumes de dados e obter insights significativos. Qlik Sense permiteRead more

    • qlikview potencialiaza a area de TI

      QlikView Potencializa TI

      By Alessandro Furtado | Comments are Closed

      Os profissionais de TI  podem se concentrar em suas competências principais: a segurança de dados, o provisionamento de dados e aplicativos, a governança de dados e a manutenção do sistema. Ao utilizar essa ferramenta, os profissionais deRead more

    • acreditar no Scrum

      5 Motivos para acreditar no Scrum

      By Farol | Comments are Closed

      Segundo Leandro Alberto Viera, analista de suporte da Qualyteam, empresa que trabalha com desenvolvimento de softwares para gestão da qualidade e tem bons resultados usando o Scrum.: “(..) ajuda muito para identificar e corrigir os problemas que prejudicam oRead more

    • benefícios do bi para sua empresa

      Os benefícios do BI que toda empresa deveria conhecer

      By Farol | Comments are Closed

      Uma ferramenta de BI engloba tecnologia e informação, o que possui um importante papel estratégico no desenvolvimento das empresas. O BI surgiu para ajudar executivos, gerentes e usuários finais a tomar decisões baseadas em dadosRead more

    • Dicas para reduzir os custos da sua empresa

      By Farol | Comments are Closed

      Os bons resultados das empresas dependem da melhora do faturamento e do lucro, mas o que nem sempre é percebido por muitos é a importância de se ter uma gestão estratégica dos custos, uma vezRead more

    • SCRUM – O dobro de trabalho na metade do tempo

      By Farol | Comments are Closed

      Scrum, a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, será? Começar o texto com uma pergunta foi a forma encontrada para o primeiro contato com o livro. Trata-se de uma metodologiaRead more

    NextPrevious

    Mais lidos

    projeto de BI

    Confira 7 dicas de sucesso na implementação de um projeto de BI

    Alessandro Furtado MVP Qlik

    Qlik Internacional reconhece membro da Farol como MVP

    alfabetização de dados

    A ascensão da alfabetização de dados

    self service BI

    Afinal, o que é self service BI?

    ferramentas de Business Intelligence

    Business Intelligence: as 5 ferramentas mais conhecidas do mercado

    Em um mar de dados, nós guiamos a sua empresa

    Representante autorizado Qlik nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, atende todo território brasileiro. A Farol é focada em fornecer serviços de alta qualidade, os profissionais são certificados e altamente capacitados, garantindo que o processo de implementação atenda as expectativas dos usuários nos quesitos operacionais, de prazo e retorno do investimento.

    Telefone
    +55 (47) 3512-7777
    E-mail: chame@farolbi.com.br

    Rua Domingos Rodrigues da Nova,  462 – Sala 13,  Centro Jaraguá do Sul – SC
    CEP 89251-640

    Farol - Copyright 2020 | Todos os direitos reservados.
    • Blog
    • Contato
    • Faça uma avaliação gratuita
    • Fale com um consultor
    • Farol | Parceiro Qlik no Brasil
    • GeoAnalytics®
    • Materiais gratuitos
    • Qlik NPrinting ®
    • Qlik Sense®
    • Qlik Sense®
    • Receba um orçamento
    • Serviços
    • Sobre
    Farol
    Fale com um consultor

    Fale agora com um Consultor Especialista em Business Intelligence

    Receba um orçamento

    Peça agora um Orçamento personalizado para a sua empresa

    Receba uma avaliação gratuita

    Solicite agora sua avaliação gratuita de Business Intelligence