FarolFarolFarolFarol
  • Sobre
  • Soluções
    • Serviços
    • QlikView®
    • Qlik Sense®
    • Qlik NPrinting ®
    • GeoAnalytics®
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Contato

Entenda como o KPI’s de vendas podem impactar o seu negócio

    Home Gestão Entenda como o KPI’s de vendas podem impactar o seu negócio
    NextPrevious
    KPI's de vendas

    Entenda como o KPI’s de vendas podem impactar o seu negócio

    By Farol | Gestão | Comments are Closed | 19 dezembro, 2017 | 0

    Você tem ideia de como andam os resultados do seu negócio e de que forma o seu trabalho vem contribuindo para o crescimento da empresa? Se a sua resposta for negativa, está na hora de começar a se informar sobre BI e, principalmente, pensar em adotar KPI’s de vendas.

    A maioria das organizações trabalha com métricas, o que não pode ser considerado um erro. Há uma diferença, porém, entre uma métrica e um KPI: enquanto as métricas medem o comportamento do cliente (como taxa de visitantes no site, visitantes únicos etc), os KPI’s (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho) traduzem esses números em resultados concretos para a organização — taxa de conversão, churn rate, entre outros.

    Portanto, para ter um planejamento eficaz, o ideal é trabalhar com uma boa combinação de métricas e KPI’s.

    Por que escolher um KPI de vendas?

    Os KPI’s de vendas demonstram os números da sua área de uma forma bem clara e direta. Se você procurar pela taxa de conversão, por exemplo, obterá números concretos de clientes que se interessaram e compraram o produto ou serviço da sua empresa, a partir da intervenção de sua equipe.

    Como se sabe, um planejamento deve ser composto pelas etapas de elaboração, acompanhamento e avaliação. E é justamente na 2ª fase (acompanhamento) em que se localizam os KPI’s mais importantes.

    Além de trazerem números fundamentais para a comprovação do acerto de sua estratégia, os KPI’s de venda também auxiliam em correções, ajustes e mudanças de rumos no plano de negócios — o que não é incomum, sobretudo em mercados voláteis.

    Como construir um bom indicador?

    O primeiro passo para a definição dos KPI’s de vendas é definir com clareza a meta a ser atingida. Em geral, as metas estão relacionadas aos objetivos estratégicos definidos no planejamento global da organização — e servem de base para orientar o trabalho de todos os setores.

    Um dos métodos utilizados para se definir uma boa meta é aquele conhecido como SMART.

    De acordo com essa metodologia, uma meta deve ser

    • específica;
    • mensurável;
    • atingível;
    • relevante;
    • temporizável.

    Um segundo passo — e não menos importante — é apontar um responsável (equipe ou colaborador) pelo cumprimento daquela meta traçada. Com isso, é possível direcionar melhor o trabalho, atingindo mais facilmente os resultados.

    Por fim, é preciso definir as ferramentas de monitoramento e a periodicidade em que serão realizadas as medições.

    Quais são os KPI’s de vendas mais comuns?

    Agora que você já sabe o que é um KPI e como esse número pode influenciar nos resultados, veja alguns exemplos de indicadores-chave adotados pelas organizações:

    • taxa de conversão: mede a quantidade de vendas realizadas por meio de um canal específico. Esse indicador, geralmente, é relacionado a sites e redes sociais;
    • índice de ativação: mensura a quantidade de clientes da carteira que, efetivamente, realiza negócios com a empresa;
    • ticket médio: indica o quanto cada consumidor gasta com os produtos e serviços da sua empresa;
    • taxa de descontos: se você trabalha com descontos, esse KPI mede a forma como seu cliente lida com essa política, tanto na sua empresa quanto em relação aos concorrentes;
    • CAC: o Custo de Aquisição por Cliente, como o nome sugere, mede o quanto a empresa gasta (com funcionários e softwares, por exemplo) para adquirir um único cliente;
    • churn rate: mede a perda de receita pelo cancelamento de contratos.

    Como você viu, os kpi’s de vendas são fundamentais para a sua área. Caso tenha gostado do tema e queira saber mais, siga nosso perfil nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Twitter!

    No tags.

    Farol

    A Farol é parceiro Qlik com clientes em SC, RS e RJ. Fornece soluções de BI para simplificar a forma de analisar as diversas informações empresariais através de indicadores de desempenho e dashboards intuitivos. Especialista em QlikView e Qlik Sense. Atende todo território brasileiro

    More posts by Farol

    Related Post

    • projeto de BI

      Confira 7 dicas de sucesso na implementação de um projeto de BI

      By Farol | Comments are Closed

      Muitas empresas já perceberam o poder da análise de dados no crescimento de um negócio e estão implementando um projeto de BI (Business Intelligence). Mas quais os passos necessários para assegurar o sucesso dessa estratégia? Para ajudá-lo, preparamos 7 dicas para que você aplique o BI em seu negócio e usufrua de todos os seus benefícios.Read more

    • Alessandro Furtado MVP Qlik

      Qlik Internacional reconhece membro da Farol como MVP

      By Farol | Comments are Closed

      A Qlik, em reconhecimento, selecionou 39 pessoas no mundo por sua participação e atuação no universo dos produtos Qlik, quer seja participando na comunidade, escrevendo blogs ou livros sobre os produtos ou mesmo interagindo por meio de eventos de usuários como o QlikDevGroup e Qonnections, entre outros. Não há uma inscrição,Read more

    • alfabetização de dados

      A ascensão da alfabetização de dados

      By Farol | Comments are Closed

      Certas revoluções e invenções mudaram a paisagem do mundo: a linha de montagem, automóveis e aviões, computadores pessoais e telefones celulares, redes sociais e assim por diante. Atualmente, o mundo está sentado em uma revolução digital e de dados, que apenas alguns anos atrás não teriam chegado a nossa mente.Read more

    • self service BI

      Afinal, o que é self service BI?

      By Farol | Comments are Closed

      Cada vez mais, o Business Intelligence se consolida como um dos aspectos mais importantes na obtenção e análise de dados, auxiliando as empresas a realizarem bons negócios. E, a cada dia, surgem novidades. Agora, a tendência é o self service BI. Você já ouviu falar? O que é Business Intelligence?Read more

    • ferramentas de Business Intelligence

      Business Intelligence: as 5 ferramentas mais conhecidas do mercado

      By Farol | Comments are Closed

      As ferramentas de BI são fundamentais para uma tomada de decisão rápida e segura. Isso porque um software de business intelligence permite a coleta, organização, segmentação e análise de dados corporativos. Sendo assim, destaca-se entre os benefícios de utilizar o BI o fato de aumentar a eficiência operacional, localizar potenciais receitas e tendências,Read more

    • qlik sense: setembro 2018

      Qlik Sense Setembro 2018: Conheça as novidades da versão

      By Farol | Comments are Closed

      Desde a versão Junho 2018, a Qlik está embutindo AI (inteligência artificial) no Qlik Sense, começando por ajudar o usuário a selecionar o melhor gráfico para os dados escolhidos entre outros. Na versão de Setembro 2018 este poder esta aumentando, fazendo com que o usuário final consiga ter telas sofisticadasRead more

    • indicadores de logística

      Indicadores de logística: Por que é importante acompanhá-los?

      By Farol | Comments are Closed

      Os indicadores são formas de fundamentar as tomadas de decisão, pois para melhorar qualquer desempenho é preciso conhecer o processo antes. É nessa hora que os KPI’s são essenciais, visto que eles acompanham todas as etapas dos processos. Desta forma, tornando-os mais transparentes e facilitando a identificação de qual nívelRead more

    • uso de dados pelo marketing

      Gartner ressalta a importância da área de marketing no uso dos dados

      By Farol | Comments are Closed

      O Gartner, Inc, alerta que os profissionais de marketing sempre lideraram o crescimento das marcas, concentrando-se no alcance, na relevância e na conscientização do mercado. Porém, que agora as áreas de marketing começarão a ficarem encarregadas de impulsionar o crescimento dos negócios em termos de aquisição, conversão, retenção, fidelidade eRead more

    • Qlik Sense Cloud

      Qlik Sense Cloud – Análise avançada de dados para sua empresa

      By Farol | Comments are Closed

      Agora, mais do que nunca, os dados são a chave para o sucesso de uma empresa. E graças à análise em nuvem, qualquer empresa pode obter insights de classe mundial, baseados em dados. Neste post, você conhecerá alguns dos benefícios do Qlik Sense Cloud. Você pode obter insights com seusRead more

    • Novidades da versão Qlik Sense Junho 2018

      By Farol | Comments are Closed

      A Qlik lança a mais nova versão do Qlik Sense e promete dar ao usuário ainda mais poder para criar as visualizações a fim de que este possa tomar decisões baseada em seus dados. A versão Junho de 2018 possui características que vocês irão considerar inovadoras e maravilhosas. Insight advisorRead more

    • análise de dados

      Por que fazer análise de dados é importante para sua empresa? Entenda!

      By Farol | Comments are Closed

      Crescimento é uma das palavras mais importantes para empresas de qualquer porte. Afinal, todas elas querem prosperar e ter sucesso em seu nicho. Para isso, é essencial que elas criem e entreguem produtos ou serviços que as diferenciem da concorrência. Desenvolver as melhores soluções, porém, nem sempre é fácil: afinal,Read more

    • gestor de business intelligence

      Gestor, você está usando a sua ferramenta de BI de forma correta?

      By Farol | Comments are Closed

      Como definir os dados mais relevantes para a estratégia do seu negócio? Certamente, essa é uma questão constante e desafiadora para os gestores de qualquer empresa. Afinal, não basta ter acesso a uma infinidade de informações se elas não auxiliam na tomada de decisões. Nesse contexto, a ferramenta de BIRead more

    • principais diferenças entre Qlik Sense e QlikView

      Quer saber as principais diferenças entre Qlik Sense e QlikView? Veja!

      By Farol | Comments are Closed

      Os dados são, hoje, a estrela dos negócios. É com base neles que as companhias podem conhecer melhor os clientes, avaliar a concorrência, definir estratégias e tomar decisões. Para entendê-los, porém, é necessário o uso de uma ferramenta que facilite a análise e a contextualização das informações. A tecnologia queRead more

    NextPrevious

    Mais lidos

    projeto de BI

    Confira 7 dicas de sucesso na implementação de um projeto de BI

    Alessandro Furtado MVP Qlik

    Qlik Internacional reconhece membro da Farol como MVP

    alfabetização de dados

    A ascensão da alfabetização de dados

    self service BI

    Afinal, o que é self service BI?

    ferramentas de Business Intelligence

    Business Intelligence: as 5 ferramentas mais conhecidas do mercado

    Em um mar de dados, nós guiamos a sua empresa

    Parceiro Qlik em Santa Catarina, atende todo território brasileiro. A Farol é focada em fornecer serviços de alta qualidade, os profissionais são certificados e altamente capacitados, garantindo que o processo de implementação atenda as expectativas dos usuários nos quesitos operacionais, de prazo e retorno do investimento.

    Telefone
    +55 (47) 3512-7777
    E-mail
    chame@farolbi.com.br

    Rua Domingos Rodrigues da Nova, 462 – Sala 13 – Centro, Jaraguá do Sul – SC
    CEP 89251-640

    Farol BI Copyright 2017 | Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Ousar Comunicação
    • Blog
    • Blog TESTE
    • Contato
    • Faça uma avaliação gratuita
    • Fale com um consultor
    • Farol | Parceiro Qlik no Brasil
    • GeoAnalytics®
    • Materiais gratuitos
    • Qlik NPrinting ®
    • Qlik Sense®
    • QlikView®
    • Receba um orçamento
    • Serviços
    • Sobre
    Farol
    Receba uma avaliação gratuita

    Solicite agora sua avaliação gratuita de Business Intelligence

    Receba um orçamento

    Peça agora um Orçamento personalizado para a sua empresa

    Fale com um consultor

    Fale agora com um Consultor Especialista em Business Intelligence