FarolFarolFarolFarol
  • Sobre
  • Soluções
    • Serviços
    • Qlik Sense®
    • Qlik NPrinting ®
    • GeoAnalytics®
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Contato

5 dicas de métricas para avaliar o desempenho de equipes de vendas

    Home Análises 5 dicas de métricas para avaliar o desempenho de equipes de vendas
    NextPrevious
    métricas para equipes de vendas

    5 dicas de métricas para avaliar o desempenho de equipes de vendas

    By Farol | Análises | Comments are Closed | 6 março, 2017 | 0

    O setor comercial enfrenta um desafio diário para corresponder às exigências do mercado e por isto precisa sempre modificar suas estratégias. Mas essas alterações somente são possíveis após a escolha das métricas para equipes de vendas e a análise de seus desempenhos dentro desse contexto.

    São versáteis e podem ser utilizadas para medir a performance de cada membro da equipe, premiar talentos de vendas, identificarem a necessidade de treinamento do time ou mudança de abordagem de vendas.

    A gama de possibilidades, porém, não pode seduzir gestores. De forma inteligente eles precisam escolher aquelas que mais se adéquam ao planejamento da empresa e neste post trazemos as principais métricas que uma empresa pode adotar para seu acompanhamento. Continue lendo.

    1. ROI — Retorno Sob Investimento

    Essa métrica é essencial para o negócio e também para avaliar o desempenho de um vendedor. Ela analisa o retorno que o negócio está gerando após deduzir os custos operacionais.

    Ou seja, para analisar o ROI de um vendedor é preciso comparar seu volume de vendas com os custos de sua performance, considerando seu salário, comissões, descontos oferecidos aos clientes, despesas de deslocamento entre outros.

    Muitas vezes, o desempenho de vendas de um membro da equipe pode destoar positivamente do restante. Mas, por outro lado, ele também pode ser o responsável pelo maior volume de concessões de descontos aos clientes — o que diminui consideravelmente o lucro apurado do período.

    2. Ticket Médio

    Conquistar um cliente é uma tarefa difícil, mas fazê-lo comprar mais e regularmente é ainda mais complicado. É a chamada fidelização de clientes.

    Empresas com um grande mix de produtos e que vendam para outras empresas sempre se atentam para o Ticket Médio de vendas, seja na perspectiva do time de vendas ou de cada cliente.

    Colocar o Ticket Médio como meta de vendas faz com que os vendedores sugiram compras complementares, acompanhem o volume de estoque do cliente e por consequência vendam mais.

    Um benefício complementar que pode ser apurado nas finanças da empresa é a redução do custo para aquisição de novos clientes, uma vez que o Ticket Médio satisfatório diminui a obrigação de atrair novos negócios.

    3. Prospecção de novos clientes

    O fato de não ser obrigatório não significa que seja dispensável, e por isso outra métrica muito utilizada pelas empresas é a de prospecção de novos clientes.

    Eles oxigenam a carteira de clientes e fazem com que outros negócios possam surgir. Ainda que os clientes atuais sejam alimentados com um bom relacionamento comercial, eventualmente eles podem deixar de comprar.

    Quanto maior for a prospecção, melhor. Mas ela não pode ser desenfreada e sem estratégias, pois dessa maneira a taxa de sucesso será muito baixa.

    4. Taxa de sucesso em vendas

    A taxa de sucesso indica justamente a relação entre o número de ofertas realizadas e vendas convertidas.

    Quanto maior a taxa de sucesso, maior o volume de negociação, de qualidade no atendimento, na abordagem de venda e também maior a eficiência e atuação junto ao público-alvo da empresa.

    5. CLV — Client Lifetime Value

    Se a taxa de sucesso pontua positivamente o volume de vendas, o Client Lifetime Value valoriza o relacionamento com o cliente.

    Uma empresa precisa investir para conquistar seus clientes com verbas de marketing, descontos para negociação de grandes volumes e demais despesas comerciais.

    Quanto mais tempo um cliente é mantido ativo como comprador, mais diluído ficará seu custo para a empresa.

    Métricas para equipes de vendas oferecem diversos insights- para seus gestores. Uma empresa de varejo que zela pelo volume de negociação dará muito mais importância para o Ticket Médio do que para o CLV, tudo dependerá da estratégia de negócio.

    No tags.
    Avatar

    Farol

    A Farol é parceiro Qlik com clientes em SC, RS, RJ, PR e SP. Fornece soluções de BI para simplificar a forma de analisar as diversas informações empresariais através de indicadores de desempenho e dashboards intuitivos. Especialista em QlikView e Qlik Sense. Atende todo território brasileiro

    More posts by Farol

    Related Post

    • projeto de BI

      Confira 7 dicas de sucesso na implementação de um projeto de BI

      By Farol | Comments are Closed

      Muitas empresas já perceberam o poder da análise de dados no crescimento de um negócio e estão implementando um projeto de BI (Business Intelligence). Mas quais os passos necessários para assegurar o sucesso dessa estratégia? Para ajudá-lo, preparamosRead more

    • Alessandro Furtado MVP Qlik

      Qlik Internacional reconhece membro da Farol como MVP

      By Farol | Comments are Closed

      A Qlik, em reconhecimento, selecionou 39 pessoas no mundo por sua participação e atuação no universo dos produtos Qlik, quer seja participando na comunidade, escrevendo blogs ou livros sobre os produtos ou mesmo interagindo por meioRead more

    • alfabetização de dados

      A ascensão da alfabetização de dados

      By Farol | Comments are Closed

      Certas revoluções e invenções mudaram a paisagem do mundo: a linha de montagem, automóveis e aviões, computadores pessoais e telefones celulares, redes sociais e assim por diante. Atualmente, o mundo está sentado em uma revoluçãoRead more

    • self service BI

      Afinal, o que é self service BI?

      By Farol | Comments are Closed

      Cada vez mais, o Business Intelligence se consolida como um dos aspectos mais importantes na obtenção e análise de dados, auxiliando as empresas a realizarem bons negócios. E, a cada dia, surgem novidades. Agora, aRead more

    • ferramentas de Business Intelligence

      Business Intelligence: as 5 ferramentas mais conhecidas do mercado

      By Farol | Comments are Closed

      As ferramentas de BI são fundamentais para uma tomada de decisão rápida e segura. Isso porque um software de business intelligence permite a coleta, organização, segmentação e análise de dados corporativos. Sendo assim, destaca-se entre os benefícios deRead more

    • QlikView Business

      QlikView Business Discovery – Visão Geral

      By Alessandro Furtado | Comments are Closed

      Business Discovery é o conceito de BI orientado ao usuário, que auxilia no processo de tomada de decisões através de várias fontes de percepções: dados, pessoas e lugares. Os usuários podem criar e compartilhar conhecimentoRead more

    • Por que obter a certificação Scrum Master?

      By Farol | Comments are Closed

      O Scrum é um framework leve, simples de entender e difícil de dominar, seu intuito é organizar e gerenciar trabalhos cada vez com mais qualidade em um espaço de tempo cada vez menor. Esse métodoRead more

    • Qlik Sense e suas funcionalidades

      By Alessandro Furtado | Comments are Closed

      Imagine uma ferramenta de análise tão intuitiva que permitiria a qualquer um em sua empresa facilmente criar relatórios personalizados e dashboards dinâmicos para explorar grandes volumes de dados e obter insights significativos. Qlik Sense permiteRead more

    • qlikview potencialiaza a area de TI

      QlikView Potencializa TI

      By Alessandro Furtado | Comments are Closed

      Os profissionais de TI  podem se concentrar em suas competências principais: a segurança de dados, o provisionamento de dados e aplicativos, a governança de dados e a manutenção do sistema. Ao utilizar essa ferramenta, os profissionais deRead more

    • acreditar no Scrum

      5 Motivos para acreditar no Scrum

      By Farol | Comments are Closed

      Segundo Leandro Alberto Viera, analista de suporte da Qualyteam, empresa que trabalha com desenvolvimento de softwares para gestão da qualidade e tem bons resultados usando o Scrum.: “(..) ajuda muito para identificar e corrigir os problemas que prejudicam oRead more

    • benefícios do bi para sua empresa

      Os benefícios do BI que toda empresa deveria conhecer

      By Farol | Comments are Closed

      Uma ferramenta de BI engloba tecnologia e informação, o que possui um importante papel estratégico no desenvolvimento das empresas. O BI surgiu para ajudar executivos, gerentes e usuários finais a tomar decisões baseadas em dadosRead more

    • Dicas para reduzir os custos da sua empresa

      By Farol | Comments are Closed

      Os bons resultados das empresas dependem da melhora do faturamento e do lucro, mas o que nem sempre é percebido por muitos é a importância de se ter uma gestão estratégica dos custos, uma vezRead more

    • SCRUM – O dobro de trabalho na metade do tempo

      By Farol | Comments are Closed

      Scrum, a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, será? Começar o texto com uma pergunta foi a forma encontrada para o primeiro contato com o livro. Trata-se de uma metodologiaRead more

    NextPrevious

    Mais lidos

    projeto de BI

    Confira 7 dicas de sucesso na implementação de um projeto de BI

    Alessandro Furtado MVP Qlik

    Qlik Internacional reconhece membro da Farol como MVP

    alfabetização de dados

    A ascensão da alfabetização de dados

    self service BI

    Afinal, o que é self service BI?

    ferramentas de Business Intelligence

    Business Intelligence: as 5 ferramentas mais conhecidas do mercado

    Em um mar de dados, nós guiamos a sua empresa

    Representante autorizado Qlik nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, atende todo território brasileiro. A Farol é focada em fornecer serviços de alta qualidade, os profissionais são certificados e altamente capacitados, garantindo que o processo de implementação atenda as expectativas dos usuários nos quesitos operacionais, de prazo e retorno do investimento.

    Telefone
    +55 (47) 3512-7777
    E-mail: chame@farolbi.com.br

    Rua Domingos Rodrigues da Nova,  462 – Sala 13,  Centro Jaraguá do Sul – SC
    CEP 89251-640

    Farol - Copyright 2020 | Todos os direitos reservados.
    • Blog
    • Contato
    • Faça uma avaliação gratuita
    • Fale com um consultor
    • Farol | Parceiro Qlik no Brasil
    • GeoAnalytics®
    • Materiais gratuitos
    • Qlik NPrinting ®
    • Qlik Sense®
    • Qlik Sense®
    • Receba um orçamento
    • Serviços
    • Sobre
    Farol
    Fale com um consultor

    Fale agora com um Consultor Especialista em Business Intelligence

    Receba um orçamento

    Peça agora um Orçamento personalizado para a sua empresa

    Receba uma avaliação gratuita

    Solicite agora sua avaliação gratuita de Business Intelligence