Instinto não faz mais parte do processo de decisão de uma empresa. Para ampliar os negócios é fundamental entender sobre dados. Duas práticas podem auxiliar os gestores a traçarem ações mais estratégicas e se destacarem no mercado: Business Intelligence (BI) e Data Analytics.
Você deve estar pensando: mas BI e Data Analytics são a mesma coisa? A resposta é não! É comum confundir os conceitos, afinal, o BI evoluiu muito nos últimos anos, tornando-se valioso dentro de uma empresa. Pensando nisso, decidimos separar os dois termos para você entender melhor a relação entre eles e o que os diferencia. Confira!
O que é Business Intelligence?
O ser humano sempre tomou decisões baseadas em dados. Um bom exemplo é a expansão marítima. Para chegar a uma nova terra, era preciso cruzar informações sobre os ventos, analisar as estrelas, verificar mapas, traçar a melhor rota e depois partir para a viagem. Logo, o conceito de Business Intelligence (BI) é mais antigo do que parece.k
Porém, foi na década de 80, que BI passou a ser mais difundido entre as empresas e relacionado com a área da tecnologia da informação. Assim, de forma resumida, BI significa coletar, organizar, analisar e distribuir informações que irão servir de suporte à gestão das empresas e a tomada de decisões.
O que é Data Analytics?
Se o BI é voltado para traçar estratégias e transformá-las em ações, o Data Analytics é uma prática que analisa dados mais aprofundados. O método consiste em coletar informações e efetuar cálculos preditivos, que permite o uso mais científico e avançado sobre os dados. Assim, é possível avaliar o panorama de atuação da empresa e identificar novas tendências.
Usando o Data Analytics, a organização pode investigar pontos cruciais para os negócios, como por exemplo, padrões comportamentais dos consumidores. A partir dessas informações, os processos das organizações podem ser modificados de forma mais eficaz.
BI e Data Analytics: qual a diferença?
Bom, ao ler os dois conceitos as aplicações podem continuar parecidas. Isso acontece porque as duas áreas atuam em sinergia. Afinal, ambas são voltadas para o estudo de dados, ajudando na gestão e performance das organizações.
Nesse contexto, o Business Intelligence precisa do Data Analytics para que seus processos sejam possíveis e gerem conclusões estratégicas. Da mesma forma, o Data Analytics depende da estratégia criada pelo BI para conseguir tirar as análises do papel e agregar valor ao negócio.
Então, qual a diferença entre os métodos? A finalidade. Para saber qual prática usar na sua empresa é bom perguntar o objetivo da atividade. Se a intenção for encontrar informações específicas quantitativas ou qualitativas e verificar hipóteses, a melhor solução será o Data Analytics. Por ser mais científico, o método consegue integrar modelos estatísticos com as linguagens R, Python, Scala e até Java. Essa alternativa permite que a empresa desenvolva projetos mais completos usando dados.
Agora, se o propósito for obter dados para elucidar e apoiar a decisão do gestor ou estabelecer uma ação, o BI é a melhor ideia a se seguir. Além disso, ficou mais simples e intuitivo para o usuário a análise dos dados. Com as plataformas atuais, que focam no conceito de self- service BI, não é preciso entender ou mexer no código para ter acesso às informações. O usuário tem liberdade para criar seus próprios relatórios, agilizando as tomadas de decisões nas empresas.
Afinal, o BI faz parte do Data Analytics?
Sim!
O Data Analytics é como um guarda-chuva e o BI é como uma de suas hastes. Portanto, para que a inteligência em dados de uma empresa traga resultados, as duas áreas precisam estar interligadas.
Pelo Data Analytics ser esse grande guarda-chuva, para análises preditivas e prescritivas, irá exigir ferramentas (Python, R, Hadoop, etc) e recursos além do BI.
Lembre-se: o mercado de inteligência em dados está em expansão. De acordo com um estudo do Gartner, US$ 187 bilhões serão movimentados no setor até 2019. Então, quanto mais cedo sua empresa investir nessas soluções, maior a chance de obter sucesso.
Entendeu a relação entre os dois segmentos? Então, saiba mais sobre os retornos que Business Intelligence pode trazer para o seu negócio!