Foi dito que a curiosidade matou o gato, bem, no caso de dados e análises, a curiosidade traz sucesso.
No mundo dos dados e das análises, estamos ouvindo muito mais sobre a alfabetização de dados, e a realidade é que a alfabetização de dados é de vital importância para as empresas e suas culturas terem sucesso, mas a maioria das pessoas está perguntando: por onde começamos?
Existem muitas etapas que podem serem feitas para construir a cultura de dados adequados, infundindo o sucesso na alfabetização de dados em toda a organização, mas há uma certa mentalidade que deve permear toda a organização: a curiosidade. O que significa ser curioso dentro da análise? Por que a curiosidade é uma mentalidade tão vital no mundo da alfabetização de dados?
Por que começar a alfabetização de dados pela curiosidade?
Se alguém olhasse para a definição da palavra curiosidade, encontraríamos o seguinte: desejo de saber. O que isso significa dentro de dados e análises? Bem, qual é a primeira coisa que estamos tentando fazer com dados e análises? Estamos tentando encontrar respostas!
Queremos ser empresas orientadas a dados, tomar decisões com base em fatos e o que realmente acontece dentro da nossa organização. Devemos fazer perguntas constantemente sobre o que está acontecendo no nosso negócio, sendo dados céticos. Como podemos garantir que estamos encontrando as respostas certas?
Precisamos ser curiosos sobre nossos negócios e sobre o que está acontecendo verdadeiramente dentro do negócio. Muitas vezes estamos presos em silos, apenas vendo a floresta abaixo da linha de árvores, quando, na realidade, devemos fazer perguntas o tempo todo sobre o que está acontecendo: por que isso aconteceu nessa linha de negócios? Por que as tendências que lideram nesta direção? O que está acontecendo aqui e como podemos refletir isso em outras partes do negócio?
Um tema-chave que você deve ver com curiosidade é a questão do porquê. Perguntar “por quê?” Nos ajuda a dirigir questões sobre o que está acontecendo no negócio. Por que é a questão essencial da curiosidade. Comece a ter pessoas em toda a sua organização perguntando “por quê?” Em tantas coisas diferentes acontecendo. Isso ajudará a promover o espírito de curiosidade dentro do seu negócio. Ao fazê-lo, você pode obter as respostas verdadeiras que ajudarão seu negócio a ter sucesso!
Compreenda como o Business Intelligence pode auxiliar os diversos setores explorarem os dados e fazerem descobertas para o seu negócio: O que é Business Intelligence?
Texto original de Jordan Morrow.