Embora reconhecido pelo mercado como um dos mais importantes e decisivos setores dentro das organizações, o conceito de Business Intelligence ainda não se difundiu em parte das empresas, e o seu real poder, em alguns casos, tem sido subaproveitado.
Confira neste artigo o que é e como funciona o Business Intelligence, quais são as suas vantagens e o que se projeta para o futuro.
O que é o Business Intelligence?
Reconhecido atualmente como um dos mais importantes setores dentro das organizações. O BI é um processo de negócio que representa todo o procedimento de coleta, organização, segmentação e análise de dados corporativos. Com o objetivo de extrair informações relevantes por meio deles e, com isso, gerar negócios e agregar valor à organização.
Vivemos em uma realidade na qual o principal recurso de qualquer empresa é a informação. É através dela que importantes decisões estratégicas são tomadas, e, frente a um mercado cada vez mais complexo, competitivo e imprevisível. Desenvolver negócios fortemente orientados a dados é a melhor forma de torná-los eficientes.
Como funciona e por que o BI é tão importante?
O conceito de Business Intelligence é bastante abrangente: ele representa não somente o processo em si, mas os especialistas em dados, o conhecimento, as técnicas e os recursos computacionais (equipamentos e sistemas de análise de dados) envolvidos na mineração de informações.
Por meio de toda esta estrutura, a equipe de BI realiza a coleta tanto de dados internos — ou seja, dos servidores e sistemas da própria empresa (como o ERP e o CRM) — quanto externas — dados de sites, blogs, portais e até redes sócias, como Facebook e Twitter. Um BI moderno permite que aplicações robustas, como o Big Data, tenham o suporte adequado para múltiplas fontes de dados e cálculos completos (Python e R).
Com essas informações, é possível entender melhor o mercado. Analisando a concorrência e o perfil de cada cliente ou público-alvo, o que eles pensam e falam sobre o seu negócio, produtos e serviços.
Com isso, o Business Intelligence influencia na tomada de decisão de uma organização, uma vez que é capaz de prever tendências mercadológicas, otimizar a rotina operacional interna através do monitoramento de indicadores de desempenho como OEE, OTIF, RFV, etc. Bem como também lançar produtos e serviços mais adaptados ao conceito do que o cliente deseja.
Quais são suas vantagens e como pode ajudar o negócio?
A vantagem competitiva é que o Business Intelligence possibilita um enfoque gerencial para a inteligência do negócio, oferecendo o empoderamento dos negócios. Para lançar um produto, por exemplo, ele pode relacionar dados de relacionamento com o cliente de sistemas internos, como o CRM, e cruzar com o que eles estão falando sobre as experiências com a sua empresa nas redes sociais.
Business Intelligence e apoio para a tomada de decisões como:
- Otimizar processos de relacionamento de forma a melhorar a experiência do cliente;
- Lançar um produto com características mais adequadas ao que os clientes vêm pedindo;
- Antecipar uma tendência de mercado e sair na frente.
A tendência Big Data é uma excelente aliada ao BI com capacidade sem igual de análise de dados. Ela é capaz de reunir, de forma automática e escalar, toneladas de informações, de diversos tamanhos e fontes. A partir disso, extrair dados relevantes e facilitar o processo decisório por parte de colaboradores e líderes.
Outra realidade a que as empresas precisam se adaptar é a de que os dados devem estar disponíveis a todos os colaboradores, algo que tem sido prospectado pelas tendências Pervasive BI e Self Service BI.
Juntas, elas trilham em direção a uma realidade em que todos dentro da empresa terão acesso à ferramenta de BI e a dados brutos de negócio. Permitindo a tomada de decisões mais rápida e assertiva, além da contribuição para o aprimoramento da estratégia de negócio.
O BI é um processo essencial dentro das organizações. E, com as frequentes mudanças que o mercado vem sofrendo, é essencial aliar inteligência de negócios em todos os processos. E isso deve se dar de forma escalar, ou seja, em toda a empresa. As decisões estratégicas precisam ser cada vez mais assertivas frente ao ambiente corporativo atual.