O Quadrante Mágico Gartner é uma representação gráfica e temporal do mercado tecnológico, onde são elencadas empresas de tecnologia dentro de 4 quadrantes: líderes, desafiantes, visionários e competidores de nicho.
Se você não conhece o Quadrante Mágico Gartner, nós explicaremos tudo que você precisa saber sobre ele neste artigo, mas antes, é necessário entender quem é o Gartner Group.
VEJA TAMBÉM: RAZÕES PARA NÃO DEPENDER DAS PLANILHAS DO EXCEL
Gartner Group
O Gartner Group é um instituto de pesquisa e consultoria na área tecnologia da informação reconhecido e respeitado mundialmente.
Fundado em 1979, por Gideon Gartner, o instituto é responsável por realizar estudos sobre as organizações mais relevantes no setor de tecnologia da informação e divulgar estes dados anualmente para ajudar na escolha por soluções tecnológicas.
Como funciona o Quadrante Mágico?
O Quadrante Mágico possui uma estrutura bem simples que é composta por dois eixos para posicionar os participantes:
Eixo X (horizontal)
Representa a abrangência de visão da empresa em relação à tecnologia.
Eixo Y (vertical)
Representa a capacidade de execução do que a empresa se propõe.
Fazer parte deste relatório é uma grande conquista, pois apenas os 24 melhores aparecem no gráfico e os participantes devem cumprir alguns critérios, como: abrangência geográfica, amplitude em diversos setores e receita mínima para serem avaliados.
O que significam os quadrantes?
Líderes
É aqui onde todos querem estar, são os fornecedores que demonstram uma sólida compreensão das capacidades do produto e o compromisso com o sucesso do cliente junto de um modelo comercial que seja facilmente compreensível e atraente.
A Qlik, parceira da Farol, está há 9 anos posicionada no quadrante líder.

Desafiantes
Estes são os produtos com boa posição para ter sucesso no mercado, mas isso não é tudo. A visão deles pode ser prejudicada pela falta de estratégia entre os diversos produtos em suas carteiras ou falta de esforço de marketing, vendas, presença geográfica e amplitude em diversos setores.
Visionários
Neste quadrante, nós encontramos as empresas mais inovadoras, elas são classificadas como visionárias por sua escala ou capacidade de crescimento e ainda oferecer soluções consistentes.
Elas têm uma visão forte e única, oferecendo uma vasta profundidade de funcionalidades nas áreas que dominam e possuem funcionalidades para atender um mercado mais extenso.
VEJA TAMBÉM: O QUE É ALFABETIZAÇÃO DE DADOS (DATA LITERACY)
Competidores de Nicho
Aqui estão as ferramentas escolhidas por realizar muito bem um determinado segmento de mercado, como por exemplo: aplicações em nuvem, comunicação ágil, dashboard e integração de grande volume de dados
Estes competidores também são reconhecidos pela capacidade limitada de inovar ou superar os demais fornecedores.
Eles se mostram muito bons em diversos aspectos, porém podem apresentar falta de profundidade em outros elementos e mesmo assim oferecem excelência em algum nicho tecnológico.
Por que o Quadrante Mágico é tão importante?
O Quadrante Mágico é um relatório gráfico muito importante para contribuir na tomada de decisões em negócios tecnológicos. Ele possibilita aos compradores uma visão mais ampla sobre os produtos disponíveis no mercado, podendo analisar vantagens ao adquirir alguma solução em TI.
Quer saber mais Qlik, empresa de Business Intelligence parceira da Farol e líder no Quadrante Mágico Gargner? Clique aqui para conhecer a ferramenta Qlik Sense e testá-la gratuitamente.