Os indicadores são formas de fundamentar as tomadas de decisão, pois para melhorar qualquer desempenho é preciso conhecer o processo antes. É nessa hora que os KPI’s são essenciais, visto que eles acompanham todas as etapas dos processos. Desta forma, tornando-os mais transparentes e facilitando a identificação de qual nível da produção o desempenho não está satisfatório, esses são os chamados gargalos, que podem prejudicar todo o fluxo da empresa se não for visto e resolvido com antecedência.
Além de melhorar a lucratividade da empresa, os KPI’s (Key Performance Indicators) também servem para agregar valor à marca e obter maiores retornos e respostas importantes. Conheça os principais indicadores de desempenho para logística. Continue a leitura e entenda a importância de cada KPI em uma empresa!
Os principais indicadores de logística
On-Time & In-Full – OTIF
Empresas veem esse indicador como o mais importante do ramo de logística. Ele mede a eficiência durante toda a operação, os prazos são avaliados (on-time) e todos os processos de atendimento também (in-full). Esse indicador de desempenho verifica se o pedido chegou até as mãos do cliente da forma esperada, dentro do prazo de entrega e o produto intacto.
O OTIF necessita ter alguns dados para ser mensurado corretamente, são eles data e hora do processamento do pedido e previsão da entrega ao cliente.
Para calculá-lo:
OTIF = n° de entregas OTIF/ n° total de entregas x 100.
On-Time Delivery – OTD
É um indicador de desempenho utilizado para medir o percentual de pedidos entregues no prazo. Mede o tempo dos processos de separação e expedição de pedidos até ser entregue na transportadora. É necessário acompanhar esse indicador diariamente.
Para calculá-lo (%):
OCD = total de entregas no prazo + total de entregas x 100
O resultado ideal seria superior a 90%.
Order Cycle Time – OCT
É um KPI importante que avalia quanto tempo leva para o produto chegar às mãos do cliente, desde o momento em que ele realiza a compra. É o cumprimento da entrega no prazo acordado. É necessário considerar menos de 24 horas para entregas em localidades com até 350 km de proximidade.
Para calculá-lo:
OCT = data da entrega – data da realização do pedido.
Order Fill Rate – OFR
É o indicador de desempenho logístico que mede o tempo interno gasto para processamento do pedido, mede o tempo médio desde pegar o produto no estoque, encaminhar à expedição e embalar e enviar para a transportadora. É o ponto de busca por maior eficiência e otimização de recursos. Realizar análises diárias ou semanais desse KPI é recomendado.
Para calculá-lo:
OFR = média de tempo de processamento de cada pedido.
Custos com transporte
Esse indicador de desempenho afeta diretamente os custos logísticos, proporciona a visão do custo com transportes dentro da empresa. É importante para analisar onde é possível reduzir esses custos.
Para calculá-la (%):
Custo do transporte = Custo total de transporte / Total de receita bruta x 100
O resultado ideal seria superior a 90%.