Indicadores de logística: Por que é importante acompanhá-los?

indicadores de logística
indicadores de logística

Os indicadores são formas de fundamentar as tomadas de decisão, pois para melhorar qualquer desempenho é preciso conhecer o processo antes. É nessa hora que os KPI’s são essenciais, visto que eles acompanham todas as etapas dos processos. Desta forma, tornando-os mais transparentes e facilitando a identificação de qual nível da produção o desempenho não está satisfatório, esses são os chamados gargalos, que podem prejudicar todo o fluxo da empresa se não for visto e resolvido com antecedência.

Além de melhorar a lucratividade da empresa, os KPI’s (Key Performance Indicators) também servem para agregar valor à marca e obter maiores retornos e respostas importantes. Conheça os principais indicadores de desempenho para logística. Continue a leitura e entenda a importância de cada KPI em uma empresa!

Os principais indicadores de logística

On-Time & In-Full – OTIF

Empresas veem esse indicador como o mais importante do ramo de logística. Ele mede a eficiência durante toda a operação, os prazos são avaliados (on-time) e todos os processos de atendimento também (in-full). Esse indicador de desempenho verifica se o pedido chegou até as mãos do cliente da forma esperada, dentro do prazo de entrega e o produto intacto.

O OTIF necessita ter alguns dados para ser mensurado corretamente, são eles data e hora do processamento do pedido e previsão da entrega ao cliente.

Para calculá-lo:

OTIF = n° de entregas OTIF/ n° total de entregas x 100.

On-Time Delivery – OTD

É um indicador de desempenho utilizado para medir o percentual de pedidos entregues no prazo. Mede o tempo dos processos de separação e expedição de pedidos até ser entregue na transportadora. É necessário acompanhar esse indicador diariamente.

Para calculá-lo (%):

OCD = total de entregas no prazo + total de entregas x 100

O resultado ideal seria superior a 90%.

 

Order Cycle Time – OCT

É um KPI importante que avalia quanto tempo leva para o produto chegar às mãos do cliente, desde o momento em que ele realiza a compra. É o cumprimento da entrega no prazo acordado. É necessário considerar menos de 24 horas para entregas em localidades com até 350 km de proximidade.

Para calculá-lo:

OCT = data da entrega – data da realização do pedido.

Order Fill Rate – OFR

É o indicador de desempenho logístico que mede o tempo interno gasto para processamento do pedido, mede o tempo médio desde pegar o produto no estoque, encaminhar à expedição e embalar e enviar para a transportadora. É o ponto de busca por maior eficiência e otimização de recursos. Realizar análises diárias ou semanais desse KPI é recomendado.

Para calculá-lo:

OFR = média de tempo de processamento de cada pedido.

Custos com transporte

Esse indicador de desempenho afeta diretamente os custos logísticos, proporciona a visão do custo com transportes dentro da empresa. É importante para analisar onde é possível reduzir esses custos.

Para calculá-la (%):

Custo do transporte =  Custo total de transporte / Total de receita bruta x 100

O resultado ideal seria superior a 90%.

 

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