4 dicas para tomar decisões certas na sua empresa

Data: 18/11/2022
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A vida de um gestor é cheia de desafios, imprevistos e responsabilidades. Nessa rotina exigente a margem para erros não é muito grande e às vezes não existe um caminho fácil de volta.

Para conseguir lidar com esses desafios, separamos para você algumas dicas bem práticas que vão ajudar a tomar decisões na empresa de uma maneira certeira.

1. Identifique todo o problema

Um dos erros mais comuns na tomada de decisões é a falta de investigação da situação por completo. Se você não conseguir entender o problema inteiro, poderá definir uma saída que não seja a mais adequada ou mesmo cometer um grande erro.

Avalie se aquilo que você está chamando de “o problema” é realmente o ponto chave ou se é o sintoma de uma outra situação. Dedique um pouco de esforço e tempo até conseguir enxergar onde começa e onde termina o que não está funcionando bem. Com certeza, durante essa avaliação, encontrará boas pistas de qual a resposta que você busca.

2. Use BI para tomar decisões na empresa

Business Intelligence, ou simplesmente BI, é um conjunto de métodos, políticas e tratamento de dados que são utilizados para automatizar processos e garimpar as informações relevantes de um negócio. Para isso é necessário que haja um sistema por trás de toda essa inteligência.

A correta identificação das informações relevantes que circulam o seu problema, seja ele financeiro, comercial, de comunicação, estoque, controle de qualidade ou qualquer outra esfera, vai te ajudar a ter mais firmeza ao definir suas estratégias. Se por acaso você ainda não tem esse tipo de apoio, pesquise mais sobre o assunto.

3. Estabilize o seu humor

Somos todos humanos e estamos muito vulneráveis às emoções e intempéries do humor. Essas variações são muito prejudiciais às nossas tomadas de decisão, mas não há como evitar nenhuma das duas: nem as variações de temperamento e nem a necessidade de escolher um caminho diante de uma encruzilhada.

Sendo assim o melhor a fazer é tomar um tempo, respirar fundo, parar um tempo e focar no que é importante. Evite tomar decisões quando estiver muito feliz, triste, com raiva, decepcionado ou distraído.

Você pode acabar aceitando propostas não muito vantajosas, comprando coisas desnecessárias, assumindo riscos muito altos, criando uma desavença ou perdendo uma oportunidade. Antes de tudo, concentre-se.

4. Acompanhe os processos

Depois de adotado uma posição, definido um caminho a trilhar, não tire os olhos da estrada. Certifique-se que a rota definida está sendo seguida de maneira adequada. Tomar uma decisão é muito importante da mesma maneira que manter-se nela. Assim você garante que terá mais chances de sucesso além de também poder conseguir fazer ajustes com mais rapidez.

Caso o plano de ação adotado não inclua você como responsável pela operação da solução, assegure-se de quem vá tomar as rédeas da situação seja de sua confiança ou pelo menos faça reportes periódicos, afinal, se você é normalmente envolvido na hora de tomar decisões na empresa, de alguma maneira também será cobrado pelo resultado dessas decisões.

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