O termo OTIF, é a sigla da expressão On-Time In-Full ou “no prazo e completo”, em tradução livre para o português.
Índice
A métrica OTIF é, portanto, um indicador de desempenho de entrega que verifica se os pedidos foram entregues no prazo, sem devoluções e investiga se o produto chegou dentro das especificações fornecidas para os clientes no momento da compra.
No entanto, essa sigla representa muito mais do que apenas um indicador de performance — trata-se de um compromisso da organização com o consumidor.
Indicador de Performance OTIF
O OTIF é composto por duas métricas. Quando a empresa entrega a carga no tempo estimulado, ela está “On Time“. Já “In Full” quer dizer que o cliente recebeu a quantidade exata dos itens solicitados na compra.
Imagine, por exemplo, que a sua transportadora precisa entregar 100 tijolos em uma obra. No momento de enviar o material, ela percebeu que tinha apenas 80. Para não atrasar a entrega, ela comprou 20 tijolos de uma terceirizada. Logo, apesar de o cliente receber a quantidade correta, a sua empresa não está “in full”, pois precisou gastar recursos para completar o pedido.
Dessa forma, o OTIF tem como finalidade avaliar todo a produção do empreendimento, desde a encomenda dos produtos, passando pela padronização da ordem de serviço e os níveis de estoque, até a entrega ao consumidor final.
Implementar esse indicador facilita a gestão logística, evita falhas na entrega e contribui para o desenvolvimento saudável do empreendimento. Por isso, é importante que as duas métricas (tempo e quantidade) sejam trabalhadas em conjunto.
Como calcular indicador OTIF?
Para calcular o indicador OTIF da sua empresa, você precisa reunir os pedidos dos últimos 12 meses. Depois, deve separá-los em três categorias: atendido no prazo, entregue sem erro, e completo, ou seja, cumpriu todas as especificações do cliente.
Suponha que o resultado dessa divisão de pedidos foi: 86% (atendidos no prazo), 76% (sem erros de entrega) e 90% (completo). Assim, para estabelecer o OTIF da organização, o gestor deve multiplicar os três números e dividir o resultado por 100.
Nesse exemplo, o valor do índice é de 58,82%. O ideal para a empresa é alcançar 100% de entregas On Time In Full.
Por trabalhar com variáveis que não são comuns à logística, implementar o indicador exige uma mudança cultural. Portanto, para acontecer de forma eficiente, é importante entender as vantagens do On Time In Full para o cotidiano da organização — o que veremos a seguir.
Benefícios do OTIF para a sua empresa
Inicialmente, usar o OTIF pode parecer uma atividade complexa e demorada. Afinal, são muitos dados para coletar, e é preciso capacitar a equipe. Contudo, é possível agilizar esse processo seguindo duas regras: definir com clareza a data de entrega e documentar todos os motivos do não recebimento ou da falha da mercadoria.
Passada a fase de implementação, este KPI (Key Performance Indicator) traz os seguintes benefícios para a transportadora:
- aumenta a performance da entrega;
- eleva a satisfação dos clientes;
- modifica a cultura logística da empresa;
- melhora os processos de envio e recebimento de produtos;
- otimiza a comunicação entre os departamentos;
- amplia a eficiência da entrega;
- reduz os gastos logísticos.
Por fim, para aproveitar todos as vantagens do indicador, o gestor pode usar sistemas de Business Intelligence. Além de organizar as informações, a ferramenta ajudará no monitoramento do indicador e na tomada de decisões mais eficientes para o negócio.
Para entender o OTIF e seu significado, é essencial compreender que se trata de um importante indicador logístico. O OTIF, que significa On-Time In-Full, é um compromisso da organização com o consumidor. Este indicador avalia se os pedidos foram entregues no prazo, sem erros e conforme as especificações do cliente no momento da compra.
Então, motivos não faltam para inserir o indicador OTIF na sua empresa, certo?
Para entender o OTIF e seu significado, é essencial compreender que se trata de um importante indicador logístico. O OTIF, que significa On-Time In-Full, é um compromisso da organização com o consumidor. Este indicador avalia se os pedidos foram entregues no prazo, sem erros e conforme as especificações do cliente no momento da compra.