Farol BI Qlik Data Analytics Business Intelligence

Saiba como se tornar um herói com a Qlik

Data: 15/09/2022
5/5

É uma tarefa assustadora. Você quer se tornar o herói do trabalho, resolvendo problemas de análise de negócios com eficiências que melhorem sua empresa. Você quer sair do lugar onde você não tem muito conhecimento para ser um especialista interno. Mas como você pode começar? O que você pode fazer para se tornar um herói Qlik?

Não se trata apenas de treinamento

É importante saber que a adoção de usuários requer não apenas educação, mas também motivação e redução de obstáculos. A educação é crítica! Aprenda o máximo possível sobre o Qlik e como ele pode ajudar a melhorar seu negócio. A motivação é alcançada dominando demonstrações relevantes para seus interesses e objetivos. Reduzir ou remover obstáculos é realizado pela implementação, suporte e habilitação adequados à medida que você passa pelo modelo de maturidade de adoção do usuário. Este é um processo e não um único evento.

O caminho para Herói com a Qlik

Os usuários que procuram configurar modelos de dados ou desenvolver soluções de análise visual passarão por vários estágios durante a implantação do software de BI. O modelo de maturidade do usuário é considerado cinco estágios: Consciência, Aprendizagem, Julgamento, Aplicação e Adoção.

herói qlik

Cada etapa terá vários esforços necessários para os usuários, e cada etapa exigirá várias ofertas de habilitação para apoiá-los:

Consciência: o usuário cético

Durante o estágio de conscientização, os usuários conseguem conscientização sobre o software de BI e começam a formar percepções em torno de sua importância e valor para eles. É necessário um esforço mínimo na fase de conscientização.

Durante esta fase, os usuários devem verificar recursos como demonstrações ou webinars, onde podem assistir a um curto vídeo ou dois para ver o valor que podem obter do software de BI. Isso deve levar os usuários interessados ​​o suficiente para começar a fazer algum trabalho prático no Qlik (se você ainda não estiver nesse estágio). Esta etapa deve levar os usuários interessados ​​o bastante para começar a trabalhar com a ferramenta de Business Intelligence, tentando construir scripts simples de carregamento de dados ou criar visualizações que respondam a perguntas básicas.

Aprendizagem: o usuário produtivo

Na fase de Aprendizagem, os usuários obtêm uma compreensão dos atributos fundamentais do software, como o que ele faz, seu valor, como usá-lo e como ele se integra com os processos de trabalho existentes.

Os usuários podem se beneficiar de recursos de treinamento, como módulos Qlik Continuous Classroom para ajudá-los a aprender rapidamente as principais capacidades. Eles também podem se beneficiar de webinars específicos da indústria para saber como outras empresas, do mesmo segmento, estão usando o software. As oficinas de pré-vendas também ajudarão a explicar como integrar o software em suas vidas diárias.

Julgamento: o usuário “produtivo”

Durante o estágio de Trial, os usuários experimentam o software em projetos atuais para experimentar como os dados podem ser acessados ​​e representados visualmente dentro do ambiente Qlik e como isso se encaixa nos modos atuais de trabalho.

Isso dará uma compreensão em tempo real dos benefícios e da experiência com o software. Os usuários precisarão de suporte à medida que transitem do aprendizado para o teste. Este é o estágio mais crítico da adoção de um usuário, onde os usuários encontrarão a maioria de seus obstáculos. Eles se beneficiarão de ofertas de treinamento formal, bem como ferramentas de suporte ao desempenho como a Comunidade Qlik.

Aplicação: o usuário defensor

Na fase de Aplicação, os usuários utilizam o Qlik regularmente são os que ganham maior familiaridade com ele, especificamente no que se refere a tarefas fundamentais. Esta etapa finalmente vê todo esse esforço se juntar e, à medida que as peças se encaixam – e as aplicações funcionais são criadas – o esforço do usuário diminui. É aqui que mais ferramentas de aprendizagem informal e de suporte ao desempenho entram em jogo.

Adoção: Finalmente, o “Herói”!

Finalmente, durante a fase de Adoção, os usuários podem incorporar o software de BI como uma ferramenta indispensável. É aqui que os usuários e as empresas vêem o retorno do investimento. O nível de esforço voltou ao estágio tardio do estágio de conscientização, porque os consumidores estão realizando suas análises em aplicações configuradas. É um nível um pouco maior do que o nível de conscientização devido à manutenção desses documentos, ao servidor, solicitações de aprimoramento para seus aplicativos de análise.

Quer ir de zero para herói com a Qlik? Comece agora, verificando os módulos de aprendizagem GRÁTIS no Qlik Continuous Classroom!

Texto traduzido com autorização de Kevin Hanegan

Veja também
Inscreva-se em nossa newsletter
Crie, treine e implemente modelos de Machine Learning. Ganhe produtividade em sua equipe!