O Guia Definitivo: O que é Business Intelligence?

Data: 15/09/2022
5/5
business intelligence
business intelligence

O Business Intelligence, ou BI, é uma ferramenta imbatível quando o objetivo é multiplicar os resultados da sua empresa, da sua equipe ou do seu projeto através da soberania das informações.

Tudo que você precisa saber para iniciar a sua jornada pelo fascinante universo da análise de dados está neste artigo. Nele, exploraremos os seguintes tópicos:

1 – O que é Business Intelligence

2 – Vantagens do Business Intelligence

3 – Business Intelligence x Big Data: diferenças

4– O que fazer com tantos dados?

5– Maiores Erros num Projeto de BI

6– Implementando o BI: Desafios

7– KPI – como medir o Sucesso?

8– Cases de Sucesso

Vamos lá?

Você já parou para pensar sobre como está fazendo a administração da sua empresa?

É uma gestão moderna, inovadora, que emprega as mais contemporâneas tecnologias para economizar tempo e dinheiro, ou tudo é feito da mesma maneira há muito tempo?

Por questões de rotina, a maioria das empresas toma decisões com base no feeling e na intuição de seus gestores e isso pode até funcionar, às vezes.

Mas você já parou para pensar no que poderia ser feito com informações e dados precisos, atualizados em tempo real?

Se você não consegue imaginar algo assim, cuidado: a era da informação chegou para ficar, e a cada dia que passa, mais empresas adotam soluções em BI para entender seus processos internos e obter vantagens competitivas.

Entenda tudo que você precisa para deixar a concorrência para trás com o Business Intelligence!

1 – O QUE É BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

Em bom português, BI significa Inteligência de Negócios.

Trata-se de um processo organizado e automatizado para a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para facilitar a tomada de decisões.

Antes do BI, a gestão de empresas era feita com base na intuição e na tentativa e erro.

 

VEJA TAMBÉM: 7 DICAS DE SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE BI

 

Já na era da informação, cada segundo é precioso. Decisões rápidas e acertadas fazem toda a diferença num mercado competitivo e cada vez mais exigente.

O Business Intelligence auxilia organizações ao redor do mundo na tomada de decisões empregando métodos e ferramentas tecnológicas de vanguarda. O BI é uma espécie de categoria “guarda-chuva” que envolve Data Analytics, Data Science, Data Mining e Big Data.

2 – VANTAGENS DO BUSINESS INTELLIGENCE

Os mais recentes avanços permitem que os usuários gerem, compartilhem, visualizem e interajam com relatórios em tempo real sem depender da equipe de TI, conferindo liberdade, agilidade e economia ao processo.

O BI permite que você melhore praticamente todo e qualquer processo da sua empresa.

Vejamos algumas possibilidades:

  • Identificar e corrigir gargalos;
  • Compreender melhor o consumidor;
  • Mensurar os resultados de cada produto ou serviço;
  • Ter maior controle e visibilidade dos custos;
  • Otimizar rotinas para melhoria da eficiência e da produtividade;
  • Aumentar seus lucros;
  • Resolver problemas antes que aconteçam.

Mas não se trata apenas de ter dados.

Com a informática, os dados se tornaram tão abundantes que a grande dificuldade é saber o que fazer com eles.

O objetivo do Business Intelligence é transformar dados em insights, visualizar conexões e encontrar ligações até então despercebidas para agregar valor ao seu produto/serviço e à sua empresa.

3 – Business Intelligence x Big Data: diferenças

Analisar dados e tomar decisões pode parecer uma tarefa fácil, afinal fazemos isto todos os dias da nossa vida.

Ao acordar, tomo café ou suco de laranja? Ver um filme ou um seriado? Ler aquele livro que está esperando na estante ou sair com os amigos?

Mas quando temos um grande volume de dados, cada um originado de um sistema diferente, com um formato diferente, somente a coleta e organização destes dados levaria um tempo absurdo.

Este grande volume de dados, de diversas origens, é o Big Data.

Para você ter uma ideia, a cada minuto são postadas 300 horas de vídeos no Youtube .  O Google registra 40 mil buscas por segundo, totalizando 1,2 trilhões por ano.

Um avião série C da Bombardier, apresentado no Paris Air Show de 2015 possui cerca de 5 mil sensores instalados no seu motor Geared Turbo Fan (GTF), gerando 10 GB de dados por segundo. Um avião bimotor produz, em 12h de voo, cerca de 844 TB de dados. Como base de comparação, o Facebook mundial gerou em média 600 TB de dados por dia no ano de 2014.

 

VEJA TAMBÉM: QLIK INTERNACIONAL RECONHECE MEMBRO DA FAROL COMO MVP

 

Tentar analisar esta quantidade massiva de dados, para definir os rumos da sua empresa, sem uma tecnologia de ponta é impensável.

E a realidade interna da sua empresa não deve ser diferente: comercial, financeiro, RH, produção, cada setor gera uma quantidade imensa de dados.

4- O que fazer com tantos dados?

Tentar encontrar respostas e insights em meio ao gigantesco oceano de dados pode ser tão trabalhoso quanto tentar encontrar uma agulha no palheiro.

Sua equipe pode gastar horas a fio apenas na elaboração dos relatórios, revisando planilha por planilha e correndo o risco de nunca ter em mãos dados atualizados.

Quer um exemplo? Imagine o tempo necessário para analisar os dados de cada voo do bimotor série C da Bombardier e seus 844 terabytes de dados, compará-los com voos passados, encontrar padrões e identificar o momento certo para fazer a manutenção… de forma manual!

 

VEJA TAMBÉM: POR QUE VOCÊ PRECISA TESTAR O QLIK SENSE NA SUA EMPRESA

 

Quando o primeiro relatório ficar pronto, os dados já estarão desatualizados pois o avião já terá voado outras inúmeras horas, gerando uma quantidade ainda mais assustadora de dados, inviabilizando a obtenção de insights.

Não adianta nada ter dados se eles não forem traduzidos em informações chave para a sua empresa! É como ter uma mina de ouro em seu quintal, mas não ter uma picareta.

As ferramentas de BI, organizam, automatizam, agilizam e facilitam a gestão desses dados que resultam em relatórios atualizados e assertivos, diminuindo custos e incrementando tanto a velocidade de resposta da sua empresa quanto a fidelidade das informações que embasam as suas estratégias.

A Farol é parceiro Qlik, ferramenta mundialmente reconhecida pela sua excelência e atende empresas de todo o Brasil, gerando resultados incríveis graças à equipe qualificada e experiente.

5 – Maiores Erros num Projeto de BI

Após a gestão de projetos de Business Intelligence e Data Analytics nos mais variados segmentos da indústria e prestação de serviços, nos deparamos com situações que poderiam ser facilmente evitadas.

Para um projeto de BI bem-sucedido, devemos tomar algumas precauções. Veja alguns dos maiores erros cometidos por falta de planejamento:

  • Iniciar o projeto sem objetivos claros;
  • Trabalhar com excesso de indicadores;
  • Deixar de fazer a integração do sistema de BI com outras ferramentas;
  • Escolher a ferramenta inadequada para as suas necessidades.

Um dos erros mais simples de corrigir, mas que infelizmente acontece com mais frequência do que gostaríamos e que pode dar bastante dor de cabeça, é a dispensa de acompanhamento profissional.

Isto faz com que a sua empresa utilize as ferramentas de maneira superficial, atrasando o payback do projeto, diminuindo o ROI e desperdiçando potencial.

Com a consultoria adequada, você conseguirá extrair todo o potencial do seu investimento.

Acredite: vale cada centavo!

6 – Implementando o BI: Desafios

Se você chegou até aqui, já deve estar imaginando quais seriam os desafios na hora de implementar o seu projeto de Business Intelligence.

A) Pré-Requisitos:

Os pré-requisitos mais importantes são: um planejamento estruturado e uma boa ferramenta tecnológica, que permita a sistematização dos processos e facilite a visualização.

Com um processo automatizado, você evita erros e consegue resultados mais eficazes.

Para um planejamento eficiente, você precisa definir quais as demandas e urgências que devem ser resolvidas em cada departamento.

Alguns exemplos são:

  • Volume de Vendas;
  • Margem de Lucros;
  • Produtividade;
  • Satisfação do Clientes;
  • Desperdício.

B) Definições Iniciais

Definidas as demandas, o próximo passo é escolher o sistema de coleta de dados, bem como o profissional responsável.

É importante fazer isto logo no início, pois um projeto de Business Intelligence pode facilitar a vida de muitas pessoas, mas elas vão precisar de treinamento.

Treinamentos em grupo reduzem os custos e aumentam a fixação das informações quando combinamos o trabalho em equipe e a dose certa de competitividade.

C) Integração

Já imaginou se cada departamento da sua empresa falasse uma língua? Na prática, é o que acaba acontecendo.

Quando os setores tratam suas informações de maneira isolada, todo o processo fica demorado e custoso.

Concentrar as informações com um software é imprescindível. Nós trabalhamos com o Qlik, por ser o que melhor atende as necessidades contemporâneas com precisão e agilidade.

É uma ferramenta versátil, indicada para os mais variados segmentos.

Com o Qlik, você unifica e analisa informações de múltiplas origens – até externas, como redes sociais.

D) Equipe

Para o melhor aproveitamento, os usuários deverão ser definidos desde o início para que os relatórios saiam personalizados conforme as necessidades de cada um, com o máximo de autonomia e o mínimo de esforço.

Identifique as funções-chave dentro de cada departamento e as pessoas responsáveis por esta função.

Elegendo metas SMART e mantendo a sua equipe constantemente atualizada, o sucesso é apenas uma questão de tempo.

E) Cronograma

Não esqueça de estabelecer as datas-limite para cada fase do projeto, desde a instalação até o treinamento e o início das análises dos dados.

Tenha em mente que o cronograma deve se dar em tempo razoável para que todos absorvam as informações e assumam as responsabilidades sem sobrecarga.

Lembre-se: o Business Intelligence é uma ferramenta para facilitar e não para dificultar!

Outra razão para utilizar o Qlik é que o tempo de implementação é menor e o Retorno sobre o Investimento (ROI) é superior às outras ferramentas disponíveis no mercado.

7 – KPI: Como medir o Sucesso?

Após a implantação do sistema, chega a hora da verdade: analisar os dados, obter insights, tomar decisões e medir os resultados.

Mas, como diz o ditado, “Pra quem não sabe pra onde quer ir, qualquer caminho serve.”

Para evitar problemas, utilizamos os KPI’s.

KPI é um termo que vem do inglês (Key Performance Indicators), ou Indicadores-Chave de Desempenho.

Pense numa bússola: não importa para que lado você esteja se dirigindo, ela sempre vai te auxiliar a encontrar o Norte. Definir o KPI é definir o Norte da sua empresa, e garantir que ninguém vai sair do rumo.

Através dos KPI’s a sua equipe mantém o foco nas metas e consegue avaliar durante a execução dos trabalhos se os resultados serão satisfatórios.

Eles permitem que você visualize com agilidade e segurança os elementos mais importantes para o seu sucesso, e até mesmo mude de estratégia caso perceba que as metas não serão alcançadas.

Cada segmento, cada empresa e até mesmo cada setor da sua organização terão seus próprios KPI’s. Eleger corretamente (e, quem sabe, criar os próprios os KPI’s) e acompanhá-los em tempo real é crucial para um processo otimizado.

8 – Cases de Sucesso

Agora, chega de papo e vamos ao que importa: resultados.

A Qlik é uma empresa de renome mundial e tem milhares de cases ao redor do planeta. Vamos citar quatro cases globais para que você compreenda a versatilidade da ferramenta e, ao final, mais dois cases nacionais da Farol.

AGRONEGÓCIO

Através do poder da informação acessível e atualizada em tempo real, a Mesur.IO consegue garantir aos seus clientes uma redução de até 35% no consumo de água, direcionando o cronograma e a mão de obra para as áreas necessárias, sempre na hora certa.

A Qlik permite que a Mesur.IO:

  • Ofereça uma solução de maior valor agregado ao combinar sensores inteligentes com análise e descoberta de dados para decisões precisas;
  • Ajude agricultores a conservar recursos preciosos para que nunca faltem, otimizando as safras;
  • Aprimore a integração e a automação de toda a cadeia de suprimentos.

FINANCEIRO

Já imaginou o seu Departamento Financeiro com visibilidade total de todos os processos da empresa?

Com a Qlik, a Tagetik, líder de mercado em inovação, conquistou a confiança de 750 clientes empresariais em 35 países, usuários da Plataforma de Desempenho Financeiro Tagetik, com tempo de integração de apenas 3 meses.

A Qlik permite que a Tagetik:

  • Se diferencie do mercado e aumente a vantagem competitiva, mesmo num segmento saturado;
  • Incorpore visualização, análise, relatórios, dashboards (painéis) e um motor de análise associativa em memória diretamente na sua solução;
  • Proporcione recursos críticos que beneficiam o Departamento Financeiro de seus clientes e evitam a perda de foco.

HOTELARIA

A provedora de aplicativos comerciais decisivos para o segmento de Hotelaria e Lazer xnProtel conseguiu entrar pela primeira vez no mercado global graças a três painéis extremamente intuitivos que fornecem aos hoteleiros insights operacionais essenciais de todas as fontes de dados.

A Qlik permite que a xnProtel:

  • Aproveite melhor a integração dos principais subsistemas de gestão da hotelaria num painel sintetizado;
  • Transforme a sua ferramenta em uma verdadeira solução de ponta a ponta, trazendo a escalabilidade necessária para a expansão global;
  • Gere uma significativa economia de custos que aumenta o nível de qualidade dos serviços oferecidos aos clientes;
  • Seja um produto simples, ágil, rápido e de ótimo custo-benefício para um setor com orçamentos apertados e concorrência abundante.

PESQUISA DE MERCADO

A israelense StoreNext lançou uma parceria com a Qlik em menos de três meses que permitiu a captação em tempo real de 2 milhões de transações diárias em 2.200 lojas para fornecer aos seus clientes insights e informações extremamente atualizadas.

A Qlik permite que a Store Next:

  • Aumente o valor agregado lançando uma solução especializada e de última geração que permite a análise de milhões de transações e a compreensão de padrões e tendências do mercado global;
  • Ofereça recursos móveis on the fly para decisões assertivas em qualquer lugar, a qualquer hora;
  • Seja vanguarda das inovações no seu segmento, conquistando a liderança do mercado graças à melhoria contínua das soluções sem depender de consultores externos.

 

Essas são algumas informações essenciais para você começar a entender o Business Intelligence como um todo. Obviamente, há muito no que se aprofundar pois o BI estará cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Confira nossos outros artigos e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

Veja também
Inscreva-se em nossa newsletter
Crie, treine e implemente modelos de Machine Learning. Ganhe produtividade em sua equipe!
× Como posso te ajudar?